Cidadeverde.com

Prefeita de Fronteiras participa de audiência a respeito de Piaus.

Imprimir

Na manhã deste sábado (25), a prefeita de Fronteiras Maria José, a convite da câmara de vereadores da cidade Pio IX, participou de uma audiência pública sobre a escassez de água e em especial o estado crítico que se encontra a Barragem Maria Zeneide Viana de Andrade (Piaus) que nesse momento se encontra com menos de 6% de sua capacidade, fonte de preocupação alarmante pois o mesmo é responsável pelo abastecimento de água de 5 cidades: São Julião, Fronteiras, Pio IX, Vila Nova e Campo Grande.

Pio IX, por sua vez é palco de grandioso momento ao vivenciarem na pele o drama da falta de água, pois o açude que abastecia a cidade(Cajazeiras) está totalmente seco pela segunda vez, dependendo assim apenas do açude Piaus para o abastecimento de seus munícipes.

A audiência pública teve como requerente a caráter de urgência o Sr. Fanuel Adauto (Vereador de Pio IX), com o intuito de adquirir medidas emergenciais em combate a crise hídrica pela qual estamos passando, mobilizando assim em especial as cidades que são beneficiadas com o abastecimento do reservatório de água Piaus.

Além das autoridades dos municípios ora citados, bem como prefeitos e vereadores, também se fizeram presentes na audiência pública Djalma Policarpo (Coordenador Estadual do DNOCS - PI), Antônio Henrique de Carvalho Pires (Presidente da FUNASA), Gesiel de Sousa Cruz (Superintendente da Região Sul Agespisa) representando o Diretor Presidente da AGESPISA, Romildo Mafra (Superintendente de Recursos Hídricos da Semar) representando o Governado do estado do Piauí Wellington Dias. Na oportunidade, a prefeita de Pio IX Regina Coeli, deu as boas-vindas e abordou o problema da escarces de água no município em consequência de uma crise hídrica existente, apontando fatores responsáveis, em especial medidas colaborativas por parte do usuário bem como dos órgãos gestores a s erem adotadas.

Durante a audiência a prefeita de Fronteiras Maria José, também abordou a problemática e afirmou não estar medindo esforços junto ao governo estadual e federal para conseguir recursos, buscando benefícios que possam suprir as necessidades atuais dos fronteirenses, entres eles a falta de água que também é preocupação do município. Na oportunidade, a mesma fez questionamentos ao Sr. Djalma Policarpo, de que forma o DNOCS poderia ajudar Fronteiras, assim como a SEMAR em relação aos problemas hídricos já que o açude Barreiras se encontra atualmente com apenas 1% de sua capacidade, tornando-se inviável para o consumo humano. Djalma por sua vez, antes de mais nada, apresentou projeto, já protocolado e sinalizado, requerendo recursos para a recuperação do açude Barreiras e Cajaz eiras e pede a ajuda das prefeitas para que busquem junto aos seus deputados federais meios agilizando a disponibilização desse recurso. Disse ainda que pretende ajudar com a equipação de poços já perfurados no município, e afirma estar com uma máquina de perfurar poços disponível para em parceria com os munícipios realizar perfuração de mais poços e pede a colaboração da população em racionamento de agua evitando o desperdício.

É importante ressaltar que a perfuração de poços só poderá ser realizada, mediante autorização do órgão responsável pelo meio ambiente, evitando assim que a população venha a fazer uso de água contaminada.

O Sr. Romildo Mafra, enfatizou ainda que os poços mesmo que particulares, que estiverem sem licença do meio ambiente, mediante fiscalização poderão ser embargados. Disse ainda, levar ao conhecimento do Governador o resultado da audiência pública e ressaltou que embora existam burocracias, a situação desses municípios são de extrema prioridade.

Também compareceram à audiência pública em Pio IX, os vereadores Juraci Bezerra, Vanderlene Viana, Adeilson Sousa, Izalberto Luz, o presidente da Câmara Municipal de Fronteiras Gernilson Ricardo, a Secretária Municipal de Meio Ambiente Célia Alves, o Coordenador de Aguadas George Luz, Dr. José Filho - Engenheiro Civil e o Secretário Municipal de Comunicação Clediomar Sousa, ambos de Fronteiras.

Fonte: Ascom e lagoadorato.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais