Cidadeverde.com

O perigo do vírus VSR, que deixou o filho de Felipe Andreoli na UTI

Imprimir

Na última quarta-feira (22), a apresentadora Rafa Brites desabafou em seu Instagram sobre a internação de seu filho, Rocco, com o também apresentador Felipe Andreoli. O bebê, de pouco mais de 1 mês de idade, ficou seis dias internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de uma maternidade do Rio de Janeiro, após ter sido infectado pelo vírus sincicial respiratório (VSR).

O VSR é o principal agente infeccioso da população infantil, causador de doenças como bronquiolite e pneumonia, e representa um perigo principalmente para bebês prematuros e criança de até dois anos de idade com problemas cardíacos ou pulmonares.

Em pessoas mais velhas, o vírus causa sintomas semelhantes a um resfriado comum, mas, em crianças pequenas ou do grupo de risco,  pode causar infecções respiratórias mais graves devido à maior sensibilidade dos pulmões e um sistema imunológico suscetível. Os primeiros sintomas são nariz escorrendo, garganta avermelhada e tosse, seguido de dificuldade para respirar e chiado no peito. Recusa na hora de comer, vômitos e irritação também podem sinalizar a doença, já que estão relacionados à falta de ar.

Como é uma doença viral, não há tratamento para mudar seu curso. É preciso esperar a defesa do próprio organismo combater o invasor. Enquanto isso, é possível aliviar os sintomas com a administração de antitérmico em casos de febre, oxigênio e inalação para aliviar o peito e muita hidratação. Durante o “período” da doença, que tem duração média de uma semana a dez dias, a criança precisa ficar em observação em casa ou, em casos mais graves, no hospital.

Vírus sazonal

O vírus circula principalmente nas regiões sul e sudeste durante o outono e inverno (de março a setembro) e a principal forma de prevenção é evitar o contato com pessoas doentes, lavar bem as mãos e manter os ambientes ventilados – o contágio acontece ao respirar em ambientes contaminados ou no contato com secreções de doentes. Especialistas recomendam também a manutenção do aleitamento materno, que além de manter o bebê hidratado e alimentado, é importante para o fortalecimento do sistema imunológico dos bebês.

Fonte: Veja

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais