Cidadeverde.com

Câmara Federal realiza sessão especial pela Batalha do Jenipapo

Imprimir
  • camara6.jpg Lucio Bernardo Jr.
  • camara5.jpg Lucio Bernardo Jr.
  • camara4.jpg Lucio Bernardo Jr.
  • camara3.jpg Lucio Bernardo Jr.
  • camara2.jpg Lucio Bernardo Jr.
  • assis2.jpg Lucio Bernardo Jr.
  • assis1.jpg Lucio Bernardo Jr.

A Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (28) sessão solene em homenagem à Batalha do Jenipapo.  O evento foi solicitado pelo deputado federal Assis Carvalho (PT) e objetiva divulgar o episódio da luta pela independência do Brasil que ficou fora dos livros de História por mais de um século. Participam da sessão o governador Wellington Dias (PT), os senadores Elmano Férrer (PMDB), Regina Sousa (PT), e o prefeito de Campo Maior, José de Ribamar, o Ribinha, do PT. 

Os parlamentares ressaltaram a importância da batalha e reafirmam que as escolas e os estudantes precisam conhecem a luta que foi destaque na independência do Brasil. 

O deputado Assis Carvalho ressaltou ainda que a homenagem tem a finalidade de resgatar a importância da Batalha que aconteceu no município piauiense, onde hoje é localizado o município de Campo Maior.

“A sessão serve para reforçar a lembrança histórica que a Batalha teve no processo de independência do Brasil, é mais uma forma de resgatar a nossa história e relembrar o protagonismo dos piauienses, maranhenses e cearenses que lutaram nessa batalha e pelos cerca de 200 que morreram nessa luta. É uma forma de honrar este sacrifício, resgatar a história e destacar a coragem dos destemidos que lutaram nesse episódio”, destacou o petista.

No ano de 2017, celebram-se os 194 anos da luta que marcou com sangue a independência do Brasil com relação aos colonizadores portugueses. A Batalha do Jenipapo foi decisiva no processo da emancipação da Colônia brasileira, que até então estava sob domínio de Portugal, mesmo após a proclamação feita em 7 de setembro de 1822.  O enfrentamento aconteceu às margens do riacho Jenipapo, no local onde, atualmente, é o município de Campo Maior, no dia 13 de março de 1823. 

O parlamentar Átila Lira ressaltou que há um desconhecimento das escolas sobre a batalha e reafirma a importância do resgate histórico. Em seu discurso, ele recitou o cordel escrito pela professora Josefina Ferreira, mestre em Literatura e cordelista, que trata sobre a Batalha do Jenipapo.

Elmano Férrer também falou da importância da batalha para o Brasil e de ter acontecido no Piauí. “A batalha tem um sentido especial para os piauienses, e por isso merece destaque. A homenagem é mais que justa, já que contribuiu para a independência do Brasil e foi travada por piauienses, além de cearenses e maranhenses”.

De acordo com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), o dia 13 de março, quando aconteceu a Batalha do Jenipapo, é um grande marco para o Piauí e Brasil.

“O momento foi fundamental e de alguma forma, embora houvesse manifestações em outras regiões, - e claro que o movimento de independência foi motivado por outras regiões -, ali (em Campo Maior) o combate foi completamente desigual e é por isso que é importante para a história brasileira, porque abriu as condições de crescimento e de oportunidades para o país [...] Que a gente possa ser exemplo da luta dos Heróis do Jenipapo”, argumentou o governador.  

 

Flash Lyza Freitas (Com informações da Câmara)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais