Cidadeverde.com

Municípios decidem por continuidade do Transporte Eletivo de Pacientes

Imprimir

Prefeitos e secretários de saúde de 15 municípios do Território Entre Rios reuniram-se na manhã desta quarta-feira (29), na Associação Piauiense de Municípios (APPM), para avaliar e deliberar sobre a continuidade do Sistema de Transporte de Pacientes para procedimentos Eletivos (STPPE). O serviço é executado por meio de convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde, Ministério da Saúde, APPM e municípios.

O vice-presidente da APPM e prefeito de Água Branca, Jonas Moura, realizou a abertura do encontro fazendo um apelo para que todos os envolvidos tomem decisões francas para a continuidade do serviço.

“Passado esse primeiro momento de avaliação, temos que decidir, todos juntos, observando os pontos positivos e os problemas detectados, pela continuidade desse serviço que, pelo menos em Água Branca, funcionou com efetividade”, pontuou.

O Sistema teve início em maio de 2016 atendendo pacientes de 27 municípios do território Entre Rios, que se deslocam diariamente a Teresina para realizar exames, consultas e tratamentos. Segundo a presidente do Conselho dos Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Leopoldina Cipriano, a repactuação do serviço é necessária para que o mesmo não seja interrompido.

“Nesse primeiro momento, com os novos prefeitos, trataremos da renovação do convênio e do passivo que ficou, isso até o dia 30 de abril, sem a interrupção do serviço. Após essa data só ficarão no sistema os municípios que cumprirem com todos os termos da parceria”, revelou a presidente.

 Para o procurador da APPM, Wildson Oliveira, é muito importante e de interesse dos municípios a renovação do convênio para que o sistema continue atendendo à população. “Essa experiência é exitosa e deve continuar com o comprometimento de todos os envolvidos. Para isso, devemos criar novos mecanismos a fim de garantir o pleno funcionamento do sistema, com a APPM sendo solidária na representação dos municípios, mas cobrando mais de todas as entidades”, pontuou.

 Ficou definido no encontro, por unanimidade, a continuidade do serviço, como a assinatura de um termo onde cada município autorizará o débito em conta, como também a abertura para que os municípios do território, que saíram do convênio, retornem, perfazendo os 31 municípios do projeto inicial.

 O presidente da Associação de Municípios do Médio Parnaíba (AMPAR) e prefeito de Demerval Lobão, Júnior Carvalho, também participou da reunião. O prefeito solicitou mais um ônibus para seu município e colocou a AMPAR à disposição para a luta pela continuidade do serviço.

 
Fonte:Appm
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais