Cidadeverde.com

Projeto de rota turística no Centro é apresentado

Imprimir

Para apresentação e debate acerca de projeto voltado para a criação de rota turística no Centro de Teresina, técnicos da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Centro/Norte e o superintendente José João Braga receberam, nesta sexta-feira (31), a professora  Angela Napoleão Braz, da Universidade Federal do Piauí (Ufpi).
 
O projeto apresentado faz parte da pesquisa “Cidade Inteligente” realizada com alunos das disciplinas de “Projeto de Urbanismo” e “Planejamento Urbanístico Regional”, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Ufpi. Angela Braz explica que, atualmente, como ocorre um baixo aproveitamento do Centro de Teresina, buscou-se, com o projeto, retomar o vigor e a vitalidade urbana dessa região.
 
“Foi realizado um primeiro levantamento da área de forma a contemplar uma rota cultural para estratégia de uso do Centro não só com o objetivo comercial. O segundo levantamento envolve as funções e atividades urbana da área que coincide com centro histórico e suas praças, passando por pontos culturais, como o Palácio da Música, Casa da Cultura e casa do Torquato Neto”, explica Angela Braz.
 
O projeto prevê uma padronização do percurso da rota, com intervenções em ruas como Desembargador Freitas e Simplício Mendes, com faixas de serviços, de circulação de pedestres e ciclistas, arborização, visando aumentar o sombreamento de vias, bem como condições de acessibilidade e projeto de sinalização e paisagismo.
 
“A intenção é melhorar a afetividade da população com a cidade, estabelecer um vínculo das pessoas com o Centro, dar a sensação de pertencimento, visando a volta das atenções para essa área. O projeto contempla comerciantes, moradores e  turistas. A criação de uma rota de visitação turística no centro histórico de Teresina promoverá um desenvolvimento da região, valorizando a identidade urbana”, completa a professora.
 
Para José João Braga, superintendente da SDU Centro/Norte, iniciativas como o projeto apresentado colaboram para pensar uma cidade voltada para as pessoas e contribuem com o poder público no que se refere ao debate de medidas que possam melhorar a cidade e a vida dos teresinenses.
 
“Dentro do projeto que está sendo debatido na Prefeitura de Teresina acerca da requalificação do Centro, também contamos com boas ideias e projetos que venham a contribuir para melhorar a cidade e a vida da população que aqui reside”, finaliza José João Braga.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais