Cidadeverde.com

O que fazer quando estiver triste

Imprimir

1 - Coloque o que está sentindo no papel. Se possível, compre um diário ou agendinha apenas para o registro dos pensamentos e sentimentos. Escrever ajuda a encontrar o sentido das coisas e o deixará "em sintonia" consigo mesmo. Escrever no diário todos os dias — nem que seja por 15 minutos — ajuda a organizar os pensamentos sobre a tristeza e identificar a origem dela. Além disso, você manterá um registro de seus padrões emocionais e comportamentais. Algumas pesquisas recentes descobriram que o uso de um diário é capaz de fortalecer o sistema imunológico e ajudar com a saúde física por conta da redução do estresse. Concentre-se no que está escrevendo, não na gramática ou na ortografia. Uma entrada do diário poderia ser algo assim: "Tive um dia meio ruim — os pensamentos do divórcio não me deixam em paz. Às vezes, não sei se deveria me sentir triste ainda, afinal, já se passou um ano e o casamento estava morto há tempos. Sei disso, mas me preocupo com o fato de estar preso no passado e com o fato de meus filhos estarem sofrendo por isso. Tenho raiva por não ser capaz de deixar a tristeza ir embora. As pessoas se divorciam o tempo inteiro, por que estou com tanta dificuldade? Conversar com minha irmã me ajudou na última vez que tive um dia ruim; acho que vou ligar para ela. Preciso lembrar que amanhã é outro dia."

 

2 - Sorria e ria. Pesquisas descobriram que o ato de sorrir é capaz de melhorar o humor.[3] A risada libera endorfina, uma substância encontrada no cérebro que melhora o humor. Por mais que não tenha vontade, o uso dos músculos da boca responsáveis pelo sorriso pode torná-lo mais feliz, logo, finja que está rindo. O riso pode parecer forçado no começo, mas você pode acabar se lembrando de uma memória engraçada e rindo de verdade.
Assista um filme engraçado, leia um livro de comédia ou passe um tempo com um amigo que sempre o faz sorrir.

 

3 - Chore. Por mais que a ideia seja ficar feliz, chorar pode melhorar o humor. Quando sentir vontade de chorar, não segure as lágrimas. O ato de chorar trará certo alívio, como se você estivesse tirando a tristeza do peito. Pesquisas sugerem que a maioria das pessoas que chora se sente melhor. Isso ocorre, em parte, pelo fato das lágrimas serem um modo natural do corpo se livrar dos hormônios do estresse. Por mais que um choro possa ser útil, é importante identificar quando você não consegue controlar as lágrimas: esse pode ser um sinal de um problema emocional mais sério.[8] Caso não consiga parar de chorar, procure ajuda profissional com um médico ou terapeuta.

 

4 - Tente enxergar o panorama geral. Quais coisas fazem a vida valer a pena? Pense em tudo que você dá valor: amigos, familiares, saúde, etc. Você logo perceberá que tem muita coisa para ser grato e feliz, mesmo que não se sinta assim no momento. A gratidão está bastante conectada à felicidade.Pense em boas memórias. A graça das memórias é que você pode revisitá-las sempre que quiser. As coisas estão ruins agora, mas isso não significa que elas estarão assim amanhã. Caso a tristeza tenha surgido por conta de um evento pequeno, como uma nota ruim na escola, coloque-o em perspectiva e pense se você ficará triste por isso em dez anos. Não vale a pena ficar triste por uma coisa que não terá importância alguma dentro de algum tempo. Encontre uma coisa para ficar feliz por dia. Existem diversos desafios em redes sociais como o Facebook e o Instagram que utilizam hashtags como "100diasfelizes" para encorajar as pessoas a encontrar momentos de felicidade e gratidão no cotidiano.Mesmo se a tristeza tiver surgido por um evento traumático, como a perda de um cônjuge, é importante refletir na vida no geral. Por exemplo, você pode se confortar lembrando de sua parceira e sendo grato por tê-la em sua vida.

 

Fonte: WikiHow

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais