Cidadeverde.com

Casa da Cultura recebe 'Regionalíssima', do mestre Portelada

Imprimir

A Casa da Cultura de Teresina recebe, a partir desta segunda-feira (3), a exposição "Regionalíssima", de autoria do artista plástico piauiense Devaldino Portelada. O vernissage é organizado pelo Sesc Centro e as obras ficarão em cartaz até o dia 3 de maio. 

Devaldino da Silva Portelada, mais conhecido como Portelada, assinou várias exposições no Brasil e no exterior. É um dos nomes de destaque na arte cubista brasileira. Com técnica elaborada, os quadros de Portelada trazem cores vibrantes e uso de formas geométricas como quadrados, losangos e circunferências, a fim de inventar e experimentar o espaço. 

Em sua obra o artista busca a simplicidade, a alegria, e a leveza. É um autêntico ícone na expressão artística do imaginário popular brasileiro. Suas telas apresentam vivências tradicionais e manifestações religiosas, uma homenagem ao seu Estado de origem, o Piauí. 

A denominação "Regionalíssima" homenageia Portelada, cuja obra traz referências locais que aproximam o expectador a uma herança regional.

“Esta exposição possibilita diversos mecanismos de releitura, objetivando aproximar o público em geral da obra de um dos mestres das artes visuais, onde a própria produção dialoga com diferentes referências e alimenta a poética pessoal”, destaca a técnica de Artes Visuais do Sesc Centro, Aliã Wamiri. 

A exposição "Regionalíssima" contará com a participação dos poetas do coletivo Tensão, Tesão e Criação, que farão um roda de poesia no vernissage, às 19h.      

O sarau contará com a presença de poetas do coletivo, como Fabrício Santos, Lucas Rolim, João Henrique Vieira e Demetrios Galvão, e outros poetas amigos. As sonoridades ficam por conta da dupla Princesa Macumba, composta por Lucas Sam e Leo Mesquita.

Além de toda a experimentação poético-sonora que o coletivo traz em suas edições, haverá também o habitual palco aberto para aqueles que desejarem recitar.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais