Cidadeverde.com

Campanha une atrizes após José Mayer ser acusado de assédio

Imprimir

Famosas e anônimas da televisão se uniram nesta terça-feira (04.04) para fazer um protesto contra assédio sexual no ambiente de trabalho em suas redes sociais.

Atrizes, apresentadoras, camareiras, stylists, maquiadoras e mais usaram seus perfis no Instagram para compartilhar fotos do movimento iniciado pela fotógrafa baiana Catarina Rangel e flodaram o Instagram logo pela manhã.

Taís Araújo, Grazi Massafera, Bruna Marquezine, Tatá Weneck, Sophie Charlotte, Drica Moraes, Debora Nascimento, Fernanda Lima, Astrid Fontanelle, Tainá Muller, Drica Moraes, Carolina Ferraz, Carol Castro, Agatha Moreira e Luisa Arraes são só alguns dos nomes que se aliaram a campanha, que tem como mote as hashtags #ChegaDeAssédio e #MexeuComUmaMexeuComTodas.

"Recife, 31 de março de 2017. Li aquele noticiário no jornal e pensei: vamos ter que engolir mais um assédio? Vamos ter que nos calar diante de uma situação que vemos acontecer todos os dias? Não! Precisamos fazer algo! E eu fiz. Criei um grupo de WhatsApp com 15 amigas com o intuito fazer um movimento de mudança dentro da nossa empresa. Pensamos em uma camisa, pra chamar atenção e a partir disso podermos dialogar! O grupo cresceu em poucas horas. De tão cheio, não cabia mais ninguém e resolvemos virar um grupo no Facebook. A proporção que isso tomou saiu do meu controle e encheu meu coração de alegria e amor. Mexeu com UMA, mexeu com TODAS! Obrigada a todas as mulheres que colaboraram pra esse lindo movimento! Vistam suas camisas e vamos unidas lutar por mudanças, pois sim, elas estão por vir! Amor, Catarina Rangel  #mexeucomumamexeucomtodas #chegadeassédio", escreveu Catarina em seu post no Instagram na manhã de hoje, numa clara referência a acusação de assédio feita pela figurinista Susllem Tonani contra José Mayer em matéria publicada no blog #AGORAÉQUESÃOELAS, do jornal Folha de São Paulo, na última sexta-feira (31.03).

Em comunicado oficial, a Rede Globo se posicionou favoravelmente ao protesto - vale lembrar que, após a denúncia feita pela figurinista, a emissora emitiu um release confirmando o afastamento do ator do casting da próxima novela das 21h, de autoria de Aguinaldo Silva.

“No que diz respeito à escalação, sim, a Globo decidiu não escalar José Mayer para a próxima novela das nove de Aguinaldo Silva, prevista para ir ao ar em 2018. Essa é uma atitude isenta e responsável da Globo de não dar visibilidade a uma das partes envolvidas numa questão que é visceralmente contra tudo que a Globo acredita. E não é uma atitude isolada. A atitude da Globo será sempre essa. A de defender que casos como esse devem ser apurados, ouvindo e oferecendo todo apoio às duas partes, dando possibilidade para que a verdade aflore e criando condições para que não se repitam. Foi isso que fizemos. E é isso que sempre faremos.”, dizia o comunicado na íntegra.

No último 31.03, a Globo também manifestou repúdia a "toda e qualquer forma de desrespeito, violência ou preconceito. E zela para que as relações entre funcionários e colaboradores da emissora se deem em um ambiente de harmonia e colaboração, de acordo com o Código de Ética e Conduta do Grupo Globo. Todas as questões são apuradas com rigor, ouvidos todos os envolvidos, em busca da verdade. Desta forma e tendo o respeito como um valor inegociável da empresa, esse assunto foi apurado e as medidas necessárias estão sendo tomadas. A Globo não comenta assuntos internos", conforme comunicado lançado após a denúncia.

Por sua vez, Mayer negou a acusação. “Respeito muito as mulheres, meus companheiros e o meu ambiente de trabalho e peço a todos que não misturem ficção com realidade. As palavras e atitudes que me atribuíram são próprias do machismo e da misoginia do personagem Tião Bezerra [personagem o qual interpreta da novela A Lei do Amor], não são minhas. Nesses 49 anos trabalhando como ator sempre busquei e encontrei respeito e confiança em todos que trabalham comigo”, falou o ator ao mesmo veículo. 

"Chega de tratar as mulheres com falta de respeito ! Seja assédio ou qualquer tipo de violência. Todas nós mulheres unidas para acabar com impunidade... mulheres estão tomando coragem , agora precisamos ficar de olho nos candidatos para 2018 ! Mais mulheres como candidatas , mas mulheres no poder. #wonderwoman #elasporelas #mexeucomapessoaerrada #mexeucomumamexeucomtodas.", escreveu Luiza Brunet ao apoiar a campanha em seu Instagram.

Fonte: Vogue

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais