Cidadeverde.com

Melancia possui vários benefícios para a saúde

Imprimir

Por muito tempo a melancia foi tratada apenas como uma fruta de verão, saborosa, refrescante, com muita água e nada mais.
Nos últimos anos, nutricionistas, médicos, cientistas e pesquisadores, estenderam seus estudos sobre os benefícios da melancia na saúde e são muitas as pesquisa e recomendações para o consumo da fruta. Hoje a melancia é considerada parte de uma dieta saudável para crianças, homens e mulheres, especialmente as grávidas. A melancia tem excelentes níveis de vitaminas A e C, além de um bom nível de vitamina B6.

- A Vitamina A encontrada na melancia é importante para a saúde ocular e também aumenta as ações de combate à infecção dos glóbulos brancos, chamados linfócitos.

- A Vitamina B6 encontrada na melancia ajuda a produção de anticorpos, que são parte fundamental do sistema de defesa do corpo humano.

A vitamina B6 ajuda a manter normalizadas as funções neurológicas e a formar os glóbulos vermelhos.
A vitamina B6 também é importante para ajudar na assimilação de proteínas. Quanto mais proteína é ingerida, mas vitamina B6 é necessária.

- A Vitamina C encontrada na melancia ajuda a fortalecer as defesas do sistema imunológico contra infecções e vírus, e pode proteger o organismo de radicais livres prejudiciais, que podem acelerar o envelhecimento e doenças como a catarata.

- A melancia também é uma ótima fonte de potássio, mineral necessário para o equilíbrio de água encontrada dentro de cada célula. Pessoas com níveis baixos de potássio podem experimentar cãibras musculares.

A melancia é líder em licopeno
O licopeno é o pigmento que dá a cor vermelha para o tomate, melancia, etc. A melancia contém os níveis mais elevados de licopeno se comparada com qualquer outra fruta ou vegetal ( de 15 a 20 mg por porção) e faz parte de uma dieta saudável. Pesquisadores relatam que os carotenoides (compostos solúveis em gordura vegetal que dão pigmentos vermelhos, laranja e amarelos às plantas), podem atuar como antioxidantes que protegem as células de danos relacionados com o oxigênio. O principal papel dos carotenoides nas plantas é neutralizar compostos criados durante a fotossíntese. Estes compostos são geralmente o peróxido de hidrogênio ou oxigênio singleto, que em última análise, vão atacar e destruir as membranas celulares, danificando a célula. Oxigênio singleto é o oxigênio com uma carga maior de energia, porque os elétrons orbitais exteriores, giram em direções opostas. Os seres humanos respiram oxigênio O2. Os processos biológicos no uso do oxigênio no corpo, frequentemente criam o oxigênio singleto como um subproduto. O oxigênio singleto é muito reativo e, portanto, deve ser eliminado do corpo antes que ocorra o dano celular. O corpo humano usa antioxidantes, compostos que buscam o oxigênio singleto e o neutralizam. Dos carotenoides, o licopeno é o limpador de oxigênio mais eficiente porque pode neutralizar varias moléculas de oxigênio singleto com uma única molécula de licopeno. Outros antioxidantes são a Vitamina C (acido ascórbico) e vitamina E.

 

A melancia tem alto poder de hidratação
A melancia tem em sua composição, 92% de água. A água é o nutriente mais importante para a vida – mais de dois terços do corpo humano é constituído de água. Consumir melancia na forma da fruta em si, ou na forma de suco, já garante uma ótima hidratação do corpo humano. O suco de melancia é encontrado já processado em qualquer supermercado e também pode ser feito em casa, sem dificuldade. Basta bater no liquidificador 2 fatias de melancia até que fique uma mistura homogênea. Peneire para descartar sementes e polpa, e você terá um copo de suco natural de melancia.

 

Fonte: melancia.com.br

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais