Cidadeverde.com

Sílvio Mendes aciona PF para investigar incêndio na ambulância do Samu

Imprimir

 

Atualizada às 14h 

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes, informou nesta quarta-feira (5) que vai acionar a Polícia Federal para apurar o incêndio a ambulância do Samu. Ontem, por volta das 22h, a ambulância foi incendiada durante manifestação dos trabalhadores em greve. 

“A ambulância é um patrimônio público. Assinei um ofício pedindo ao superintendente da Polícia Federal investigue esse fato, esclareça o que isso quer dizer e, naturalmente, responsabilize – se é que existe – alguém que cometeu o fato dessa natureza”, disse Silvio Mendes. 

Os servidores do local estão em greve por conta de corte de insalubridade, produtividade e adicional noturno. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai apurar o incêndio. 

Das dez ambulâncias utilizadas no atendimento de urgência e emergência em Teresina, apenas três estão circulando. 

O diretor jurídico do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindserm), Anselmo Pinheiro, disse que não há nenhum sinal de solução por parte da FMS. Os servidores reivindicam o retorno das gratificações retiradas. 

O presidente da FMS Silvio Mendes classificou a paralisação como uma “atitude extrema, não justificada e ilegal”, já que segundo ele, as modificações foram conversadas com sindicato durante meses. Silvio destacou que a folha de pagamento foi paga e os cortes de insalubridade ocorreu com os servidores que recebiam a gratificação irregularmente. Uma revisão no pagamento está sendo realizada e acompanhada pelo sindicado. 

“Por três meses nós recebemos o sindicato e informamos o que estava acontecendo. A equipe de medicina do trabalho constatou que dos 8 mil servidores que recebem produtividade, 267 servidores recebiam irregularmente. O Sindicato protestou e faz o acompanhamento da revisão, caso seja constatado o direito, eu, mais que ninguém vou ficar feliz em pagar, inclusive com reposição. Mas, não vou fazer qualquer ilegalidade sob qualquer justificativa”, declarou. 

Incêndio 

Sobre o incêndio na ambulância, o presidente da FMS disse que será apurado e que também será investigado o servidor que não deixou uma equipe com médico, enfermeira e técnico de enfermagem, que já estavam na ambulância de saírem para prestar atendimento. 

“O motorista se recusar a fazer um atendimento é ilegal. Isso não pode ocorrer. Vamos apurar todos os casos em que as ambulâncias, com quem queria trabalhar, foram impedidas de sair”, alertou o Sílvio Mendes. 

Ainda sobre o incêndio, o presidente da FMS declarou que alguns funcionários tentaram conter as chamas, mas foram impedidos. O fogo só foi apagado quando o veículo estava parcialmente destruido. 

Novas ambulâncias

Silvio Mendes informou que o Samu irá receber 10 novas ambulâncias nos próximos meses, sendo que cinco devem ser entregues até maio. 

“Mesmo sem receber o recurso adequado do Ministério da Saúde consegue manter o Samu funcionando. Nós conseguimos comprar com recursos próprios cinco ambulâncias, o prefeito mandou que fizesse assim porque realmente nós estamos com veículos sucateados. As novas serão entregues até o próximo mês. Em audiência com o ministro, conseguimos a liberação de mais cinco, que devem chegar nos próximos meses” 

 

 


Caroline Oliveira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais