Cidadeverde.com

Agespisa e Lacen farão novas análises de água após laudo reprovado a pedido do MPE

Imprimir

 

O impasse foi instaurado. Em caráter de urgência, tanto a Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí S/A), a Vigilância Sanitária e o Lacen (Laboratório Central de Saúde) farão novas coletas e expedirão novos laudos sobre a qualidade de água em Teresina.

Toda a divergência se deve a divulgação do laudo do Ministério Público Estadual em nove pontos da cidade sobre a qualidade de água. Pela informação do MPE, a água consumida pelos teresinenses nos nove pontos é reprovável. A promotora Graça Monte, que acompanha o caso, informou que instaurou inquérito para apurar o caso.

A gerente da Qualidade de Água e Esgoto da Agespisa, Rejane Miranda, informou ao Cidadeverde.com que a Agespisa contesta os laudos do Ministério Público por discordar do local onde foi realizada a coleta.

“Pela legislação, a coleta de água deve ser feita externa e não interna, pois foge de nossa responsabilidade”, informou a gerente.

Segundo ela, a coleta interna – dentro de residências – não mede a qualidade da água distribuída pela Agespisa.

“Estamos surpreso com esse laudo do Ministério Público e não condiz com a qualidade da água tratada na Agespisa. A água está dentro dos padrões de potabilidade requerida pelo Ministério da Saúde”.

A gerente esclareceu ainda que os laudos do Lacen falam em coliformes totais que são indicadores de contaminação ambiental.

“A água distribuída na rua, pela legislação, permite 5% de desvio de turbidez ou presença de coliformes totais. No universo de 400 análises feito por mês na Agespisa, menos de 2% apresentam problemas”, disse Rejane Miranda.

Reunião

Hoje pela manhã, houve reunião com representantes do Lacen, Vigilância Sanitária, Agespisa, do programa Vigiagua e prefeitura de Teresina.

Ficou acordado que as duas instituições Agespisa e Lacen farão novos exames que serão apresentados em audiência, na segunda-feira, dia 10, que irá tratar sobre a qualidade de água em Teresina. 

Nota de Esclarecimento


A Agespisa – Águas e Esgotos do Piauí S/A, em respeito aos seus usuários, mediante divulgações sobre a qualidade da água em Teresina, vem tranqüilizar a população da nossa capital, garantindo a qualidade físico-química e microbiológica da água produzida e distribuída em Teresina.

As garantias se dão mediante as ações de produção e controle de qualidade de água que dispõe a empresa, como explicitamos a seguir:

01. A denúncia se refere a nove (09) análises divulgadas, quantidade essa que  não possui representatividade técnica. A positividade de qualquer análise requer  protocolos exigidos pela legislação de preparação de material de coleta; do local da coleta, da execução da coleta, acondicionamento e transporte das amostras e dos procedimentos analíticos. Observa-se que as amostras analisadas foram coletadas após reservação domiciliar, que é de responsabilidade exclusiva do usuário.

02. Dentre os protocolos técnicos exigidos para análises bacteriológicas especificados, se  algum resultado for supostamente positivo (contaminado)  em algum lugar pontual de coleta, requer a RECOLETA na mesma rede de distribuição em outro ponto para ratificar ou RETIFICAR o resultado e tomar as providências cabíveis;

03. No caso do órgão fiscalizador realizar a coleta e análise, a RECOLETA seria necessária e obrigatória com a contraprova da empresa fornecedora para que se possa emitir laudo conclusivo.

04. O sistema de produção de água em Teresina é realizado por quatro estações de tratamento com todos os processos físico-químicos que se requerem para produção de água, dentro dos padrões de potabilidade definidos pela Portaria 2914/2011 do Ministério da Saúde;

05. O setor de controle de qualidade de água da empresa dispõe de laboratórios  que executam por mês em média de 400 (quatrocentas) análises bacteriológicas e físico-químicas em toda a capital, não tendo encontrado nenhum problema de qualidade na água distribuída;

06. Além das análises realizadas pela própria Agespisa e o controle da GEVISA (Gerência de Vigilância Sanitária), a empresa tem contrato com laboratório terceirizado, o Laboratório de Análises Ambientais São Lucas (ASL), da cidade de Rio Claro/SP, com ACREDITAÇÃO pelo INMETRO e com certificação da ISO 17025, que tem realizado análises comparativas e  comprovada a qualidade da água distribuída em Teresina;


POR FIM, A AGESPISA tranqüiliza a população e garante a qualidade da água produzida e distribuída em Teresina, e coloca a disposição todos os laudos do seu laboratório e dos laboratórios terceirizados com acreditação no INMETRO e Certificação ISO, e ALERTA A POPULAÇÃO PARA NÃO BUSCAR OUTRAS FONTES DE ÁGUA PARA CONSUMO, sob pena de estar consumindo água sem garantia de qualidade e sem nenhum CONTROLE, aí sim, INSEGURAS.


Raimundo Trigo
Presidente da Agespisa

 

Flash Yala Sena
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais