Cidadeverde.com

Governador reage: 'se tiver problema na água vamos resolver'

Imprimir

O governador Wellington Dias (PT) garantiu nesta quarta-feira (5) que a água distribuída pela Agespisa em Teresina é de qualidade. O assunto virou polêmica após o Ministério Público do Piauí instaurar um inquérito civil público para apurar as condições de distribuição da água pela empresa em nove pontos da cidade, como mercado municipal do bairro São Joaquim, comércio do shopping do peixe, no parque ambiental situado no bairro Porto Alegre e estabelecimentos comerciais no bairro Morada do Sol e Planalto Uruguai, na zona Leste.

“A própria Agespisa tem um sistema de trabalhar a qualidade da água. O que nós fornecemos é sempre agua de qualidade. Agora, algumas vezes, principalmente no inverno, uma captação de rios pode ter problema na hora do tratamento”, disse o governador em entrevista à TV Cidade Verde.

Mas, de acordo com o governador, se as análises realmente comprovarem algum problema, o Estado tem todo o interesse de resolver o problema.

“Se tiver problema temos mais do que ninguém interesse em corrigir. Temos problema é no interior por conta do teor de ferro, de sal, mas isso também temos que buscar fazer o tratamento para adequar ao que a Organização Mundial de Saúde recomenda para a qualidade da água”, afirmou.

Dias aproveitou o assunto água para pedir que o impasse em torno da subconcessão da Agespisa seja resolvido o mais breve possível. “Tenho convicção que nossa equipe fez tudo dentro da lei, do ponto de vista do interesse público e da legalidade. Há um interesse emergencial nesse processo. Em 2017 nós precisamos resolver problemas que já enfrentamos forte em 2015 e 2016 na capital. O setor privado se comprometeu investir R$ 1,2 bilhão dos quais R$ 240 milhões só este ano para resolver o problema de água e esgotamento. Esperamos ter as condições de resolver isso logo”, concluiu.

Em caráter de urgência, tanto a Agespisa, a Vigilância Sanitária e o Lacen (Laboratório Central de Saúde) farão novas coletas e expedirão novos laudos sobre a qualidade de água em Teresina.

Com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: água