Cidadeverde.com

Começa vacinação contra a gripe para trabalhadores da saúde

Imprimir

A campanha de vacinação contra a Influenza, conhecida popularmente como gripe, começa na próxima semana, contudo a Fundação Municipal de Saúde (FMS) dá início ao cronograma de imunização dos trabalhadores da saúde., nesta segunda-feira (10).

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amariles Borba, os profissionais terão acesso à vacina em seus locais de trabalho, sejam UBS ou hospitais. 

“Os que trabalham em instituições particulares serão imunizados de acordo com cronograma já estabelecido pelos próprios estabelecimentos”, explica.

A campanha segue até 26 de maio, com o dia de mobilização nacional marcada para o dia 13 de maio. Neste período, todas as 104 salas de vacina da capital estarão vacinando contra os tipos mais graves da doença, que são os tipos B, A H1N1 e A H3N2. A imunização tem validade de um ano.

Além dos trabalhadores da saúde, os outros grupos prioritários são crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, os adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.

“Para este ano, mais um grupo terá direito à vacina contra a gripe, que é a dos professores da rede pública e privada, mediante comprovação de sua profissão”, anuncia a diretora.

A meta é vacinar 90% do público-alvo, estimado em 178.981 pessoas na capital. 

“Com a vacinação, podemos reduzir de internações, complicações e mortes, especialmente nos grupos vulneráveis que estão sendo contemplados pela campanha. Existem evidências de que a vacinação reduz em pelo menos dois dias o tempo de hospitalização, um benefício substancial tanto do ponto de vista individual, quanto para a sociedade”, diz Amariles Borba. 

A gripe é transmitida por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém?contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: vacinagripe