Cidadeverde.com

Canadá, Estados Unidos e México lançam candidatura para Copa de 2026

Imprimir

O Canadá, os Estados Unidos e o México lançaram oficialmente nesta segunda-feira sua candidatura para sediar a Copa de 2026. Pela primeira vez, três países propõem fazer o Mundial de maneira conjunta.

Em apenas uma edição dois países chegaram a sediar uma Copa, foi em 2002, com o Japão e a Coreia do Sul. Durante o anúncio em Manhattan, os presidentes das três federações de futebol se disseram confiantes na candidatura da Copa de 2026 - já que os europeus e os asiáticos não podem se candidatar por sediarem as duas próximas edições do evento, em 2018 na Rússia e em 2022 no Catar. A Fifa quer manter o "rodízio" de continentes sediando a competição.

O anúncio ocorre em um momento de grande tensão política entre as três nações, já que o governo de Donald Trump quer construir um muro na fronteira entre Estados Unidos e México e ainda tem visões opostas da situação internacional com o líder do governo canadense, Justin Trudeau.

No entanto, na esfera esportiva, o discurso é de união. Até hoje, a Copa do Mundo sempre foi sediada por apenas um país - com a exceção de 2002, quando Coreia do Sul e Japão realizaram o evento conjuntamente.

Além de ser inédito haver uma possível sede tripla, o Mundial de 2026 será o primeiro com a modificações propostas e aprovadas pelo presidente Gianni Infantino. Serão 48 equipes na disputa, com uma espécie de "playoff" meses antes para definir as últimas vagas. Além disso, serão exigidas 12 sedes no total.

Essa também é a primeira candidatura oficial para sediar o evento. Colômbia, Marrocos e uma Copa conjunta entre Austrália e Nova Zelândia já demonstraram interesse em ter a Copa de 2026, mas não há apresentação oficial ainda.


Fonte: Ansa

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais