Cidadeverde.com

Cuidados com segurança residencial devem ser intensificados em feriados prolongados

Imprimir

Às vésperas de dois feriados prolongados, os teresinenses começam a organizar viagens em busca de momentos de diversão e relaxamento. Entretanto, a falta de organização com medidas de segurança pode transformar o que seriam dias de lazer em um pesadelo, principalmente para que mora em casas. 

Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Estatísticas da Secretaria da Segurança, o Estado registrou, em janeiro, queda significativa nos índices de criminalidade.  As ocorrências de roubos em Teresina registraram queda. No ano passado, os bairros da capital registraram 1.691 casos de roubo. No mesmo período deste ano, foram 1.594 registros, o que corresponde uma queda de 5,73%. A maior redução foi registrada nas denúncias de roubo de veículos em Teresina, com decréscimo de 37,5%. São 240 casos comprovados em janeiro de 2016, contra 150 no mesmo período de 2017. Os números são considerados baixos para uma capital como Teresina.

Mesmo com a queda nos índices de criminalidade, deixar a casa sozinha durante épocas de feriados prolongados gera sempre um desconforto. Por isso é importante ficar atento a algumas recomendações que podem reforçar a segurança de residências durante o período e evitar possíveis arrombamentos que aumentam em períodos de feriados prolongados.

Para o empresário do ramo da segurança, Paulo Cesar Mendes,  é necessário não descuidar das medidas simples. “Quem mora em condomínios fechados tem mais segurança na hora de viajar do que quem vive em casa. O mais importante é não chamar atenção para a falta de pessoas no imóvel, com objetos esquecidos em áreas externas, cadeados à vista nos portões ou acúmulo de cartas e outras encomendas”, afirma.

Confira algumas medidas básicas de segurança antes de realizar uma viagem:

  • Não deixe as luzes acessas durante o dia. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esse ato pode gerar mais desconfianças de que a casa está vazia;
  • Evite comentar sobre a viagem com estranhos, porém deixe sempre um vizinho ciente de que você estará fora por determinado tempo para que ele fique de olho em qualquer movimentação estranha;
  • Deixe um amigo ou parente na incumbência de cuidar da casa e peça para ele realizar visitas esporádicas durante sua ausência, recolhendo cartas, jornais e outras encomendas;
  • Não esqueça objetos na área externa que possam chamar atenção para o quintal;
  • Feche todas as portas e coloque cadeados onde possível, porém evite deixar o cadeado exposto no portão da rua, pois pode entregar a ausência prolongada do morador. 

“É sempre uma boa opção contratar empresas de vigilância ou vigilantes nessas situações, porém antes é importante certificar-se de que ambos tem procedência, consultando o sindicato dos vigilantes ou o sindicado das empresas de vigilância”, ressalta o empresário Paulo Cesar Mendes.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais