Cidadeverde.com

Os benefícios do consumo frequente de peixe

Imprimir

Esta maravilha, de água doce ou de água salgada, além de saborosa traz inúmeros benefícios para a saúde. Embora o Brasil tenha uma grande quantidade de rios e seja banhado pelo Oceano Atlântico, o consumo de peixe ainda é muito abaixo do esperado se comparado ao de carne suína, bovina ou aviária. É recomendado que a carne de peixe seja consumida ao menos duas vezes na semana. O alimento é rico em ômega 3, vitaminas e minerais. Além disso, ajuda a diminuir a quantidade ingerida de ácidos graxos saturados.


Os peixes são excelentes fontes de proteínas de alta qualidade

Os peixes são ricos em aminoácidos essenciais (substâncias não produzidas pelo nosso organismo), isso os tornam fornecedores de proteínas com valor nutritivo superior ao das carnes vermelhas. É importante destacar também que as proteínas dos peixes são mais fáceis de serem digeridas pelo nosso organismo.

Peixes são mais magros

Taxa de gordura menor é outra vantagem do peixes sobre as carnes vermelhas. Essa quantidade varia de acordo com o tipo de alimentação do animal, estação do ano, espécie, idade e sexo. Há uma regra que não muda: os peixes de carne branca são menos gordurosos que o de carne escura. Por isso, prefira badejo, corvina, carpa, dourado, garoupa, linguado e pescada. O atum, anchova, arenque, bagre, cavala, sardinha, salmão e a tainha são mais gordurosos.

Qual é a quantidade ideal de peixe para comer em cada refeição?

A American Heart Association (AHA) recomenda que o consumo de peixe aconteça no mínimo duas vezes por semana, sendo que cada porção deve pesar em tono de 100 gramas, isso significa um filé pequeno.

Os benefícios do ômega 3

Você sabia que estes animais são ótimas fontes de ômega 3, o que está ligado a redução da incidência de doenças do coração? Além disso, ele ajuda na redução dos riscos de doenças cardiovasculares e acidente vascular encefálico (derrame), redução da pressão arterial, ação anti-inflamatória, diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue. Os peixes de águas salgadas e frias são os que mais contêm ômega 3, atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão estão entre eles. Os de águas doces, também apresentam os benefícios, mas em menor quantidade.

As vitaminas oferecidas pelos peixes

A lista de vitaminas e minerais fornecidos por estes animais marinhos é extensa.  Entre eles estão sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto, além de vitamina A, D e E.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais