Cidadeverde.com

Heráclito Fortes nega Caixa 2 e diz que vai apresentar sua defesa

Imprimir

Luiz Alves / Câmara dos Deputados

Em entrevista para a Rádio Cidade Verde, nesta quarta-feira (12), o deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI) comentou a inclusão do seu nome na lista de políticos que tiveram abertura de inquérito autorizada pelo ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), citados em delações da Operação Lava Jato. O parlamentar explicou sua situação, negou Caixa 2 e culpou até o ex-presidente Lula. 

"Eu recebi ajuda da construtora Odebrecht, em nenhum momento eu neguei. Eu tenho ligações familiares com a família do Cláudio Melo Filho. O pai é meu conterrâneo, aí de Teresina, e hoje o filho é quem exerce a função, ou exercia até pouco tempo a função na Odebrecht", disse Heráclito Fortes. 

O deputado conta que a construtora ficou de doar R$ 200 mil para sua campanha eleitoral em 2010, quando disputou uma cadeira no Senado. Mas só recebeu metade do dinheiro porque o ex-presidente Lula teria determinado a sua derrota e a de outros políticos, fazendo com que qualquer ajuda fosse suspensa a seus opositores. Com isso, os outros R$ 100 mil nunca teriam sido entregues.  

"Eu já fiz a justificativa. Há um erro nisso que precisa ser corrigido. Eu não recebi dinheiro de Caixa 2. Eu recebi dinheiro oficial. Está declarado, está demonstrado na minha prestação de contas a doação como foi feita."

Heráclito Fortes disse que irá preparar sua defesa e cita que até o delator mencionou seu caso como especial, por não haver condição para reciprocidade, uma vez que o candidato era de oposição ao Governo Federal. O deputado disse ainda que está "confortável" por não ter aparecido em listas com investigados por lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. 

Paes Landim
Fortes também comentou a exclusão do nome de Paes Landim (PTB-PI), colega de parlamento, da lista de Fachin. 

"Não sei nem por que o Paes Landim entrou nessa relação. Eu sempre digo que o Paes Landim só pode ser condenado por empobrecimento ilícito, jamais enriquecimento. É um mistério para mim a inclusão do nome do Paes Landim. Teve alguma maldade de alguém aí. 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais