Cidadeverde.com

Berlim receberá exposição sobre a Serra da Capivara

Imprimir

A vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho, reuniu-se, ontem (12), com o embaixador do Brasil na Alemanha, Mario Vilalva, e o diretor da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa -DFG, Dietrich Halmm para tratar dos detalhes da exposição: "O Patrimônio Mundial da Serra a Capivara- os mais antigos vestígios de povoamento nas Américas?".

A reunião teve como pauta a programação da exposição e do painel de diálogos com personalidades de referência na arqueologia. A exposição será realizada pela Embaixada do Brasil em Berlim e pela Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) e será inaugurada no dia 16 de maio, às 16:30h, no foyer da sede da Embaixada Brasileira em Berlin.

A mostra reunirá os seguintes elementos: imagens fascinantes do fotógrafo André Pessoa sobre os sítios arqueológicos, a natureza e a cultura da Serra da Capivara; o filme documentário “Descoberta sensacional no Brasil – Os primeiros americanos” (Terra X / ZDF); pôsteres com resultados do projeto de pesquisa: "O início da produção de alimentos no semiárido nordestino: o exemplo da Serra da Capivara“ e informações sobre o projeto “Fundação Viveiro Mata Branca“, dedicado à preservação ambiental e ao reflorestamento de espécies nativas através de projetos educacionais.

“Tratamos com o embaixador dos detalhes da inauguração da exposição. Visitamos o espaço onde será realizada e o painel de discussão sobre importância do Patrimônio Mundial Serra da Capivara. Serão 45 dias na Embaixada Brasileira em Berlim. Em seguida, a exposição irá para a sede da Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa- DFG (instituição tipo CNPQ), onde poderá ser vista e apreciada por cientistas, pesquisadores patrocinados pelo DFG, estudantes por mais seis meses. Após esta estada na sede do DFG, a exposição seguirá para a cidade de Bon, onde permanecerá por mais três meses. É nosso lindo Parque com o pé na estrada para encantar o mundo é abrir novas fronteiras do conhecimento”, disse Margarete Coelho.

Na tratativa dos detalhes da exposição e da cerimônia de inauguração, a vice-governadora sugeriu que fosse reservado um stand para apresentar as potencialidades do Piauí, especialmente no que se refere às energias renováveis.

“O governo Wellington Dias tem como prioridade também o incentivo nessa área de energia limpa. O Piauí ocupa o terceiro lugar no ranking dos maiores produtores de energia eólica do Brasil. É importante apresentarmos os nossos projetos e potencialidades nessa área que está sendo buscada por vários países como alternativa de geração de energia, aliada à sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Somos um dos Estados mais promissores da área”, destacou.

Dentre as autoridades, participarão da exposição: "O Patrimônio Mundial da Serra a Capivara- os mais antigos vestígios de povoamento nas Américas?" o Embaixador do Brasil em Berlin, Mario Vilalva, Dorothee Dzwonnek, a Secretária- Geral da Sociedade Alemã de Amparo à Ciência, o governador Wellington Dias, a presidente da Fudham, Niède Guidon, o pesquisador Dr. Markus Reindel, do Instituto de Arqueologia Alemão, professor Dr. Eric Boëda, da Universidade de Paris X-Nanterre, o fotojornalista André Pessoa, o professor Eduardo Goes Neves, da Universidade de São Paulo, Ruth Omphaliu e Zweites Deutsches Fernsehen, da TV Pública ZDF.

Na oportunidade, acontecerá o painel de discussão sobre a extraordinária importância do Patrimônio Mundial da Serra da Capivara com a participação da professora, pesquisadora e diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano – FUMDHAM, Dr. Niède Guidon. O debate terá a moderação do importante jornalista alemão Lilo Berg Media

Margarete enfatizou a relevância do trabalho da arqueóloga “há mais de 40 anos ela se dedica a preservar os registros dos primeiros homens das Américas encontrados no Piauí”. Todas as reuniões foram organizadas e intermediadas por Uwe Weibrecht, da ONG ProBrasil, que articulou e organizou essa agenda do Piauí na Alemanha. “O trabalho de articulação foi duradouro e produtivo. É estimulante hoje estarmos dando esse passo para que o mundo conheça e se encante com nosso Patrimônio Mundial da Humanidade”, pontuou Margarete.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais