Cidadeverde.com

Dom Jacinto pede que fiéis façam jejum de 'atos inconvenientes' na Semana Santa

Imprimir

Fotos: Roberta Aline/Cidadeverde.com

O arcebispo da Arquidiocese de Teresina, Dom Jacinto Brito, em entrevista ao Cidadeverde.com, falou sobre as reflexões e práticas que os cristãos devem adotar, principalmente, no período da Semana Santa. Dom Jacinto abordou temas como violência, política, abstinência de carne, e criticou a diminuição do feriado católico. 

Dom Jacinto conta que a Semana Santa é o "ponto alto" de todo ano litúrgico da Igreja Católica. " A igreja revive os segredos da paixão, morte e ressurreição de Jesus, que constituem o ápice de todo mistério da nossa redenção", esclarece Dom Jacinto. Para a religião católica, é, sobretudo, neste período que os cristãos devem praticar a caridade fraterna. 

"Devemos colocar em prática a mensagem de Jesus,  que é a  mensagem da doação, da entrega ao próximo, da caridade fraterna. Não viveríamos bem uma Semana Santa somente dentro da igreja, cantando ,rezando, louvando, mas esses momentos nos prepara para uma entrega maior, para uma atuação mas decidida na vida social , particularmente junto às pessoas que estão mais fragilizadas, seja física, seja psiquicamente, ou espiritualmente", orienta o arcebispo. 

Dom Jacinto acredita que diminuição do feriado da Semana Santa [somente na sexta-feira da paixão] dificulta o vivenciamento deste período pelos cristãos. O arcebispo fez uma analogia com o carnaval e defende que "é estranho que em um país católico haja mais feriado para o futebol, para  o carnaval do que para entender os mistérios da nossa salvação".

"Eu vejo  que isso impede os católicos de irem nas celebrações. a Igreja vai remanejando os horários para na noite, mas a pessoa que passa o dia inteiro trabalhando não tem tanta disposição.  Também há o problema dos transportes coletivo, violência nas ruas. Mas não é isso que vai impedir que a gente viva nossa própria fé", disse Dom Jacinto. 

Abstinência de carne

Nesta sexta-feira da paixão é o dia onde a maioria dos cristãos evita comer carne vermelha. Para Dom Jacinto, a abstinência é um detalhe  diante de um significado maior da Semana Santa. 

"É preciso vivenciarmos a Semana Santa e acertarmos no ponto objetivo. Não é questão de comer carne ou não comer é um detalhe. A penitência é muito mais ampla. Devemos jejuar da nossa língua, jejuar dos nossos atos inconveniente com o próximo,  jejuar da nossa maneira de julgar as pessoas. A abstinência tem valor relativo em vista de algo maior", avalia o arcebispo. 

Violência

Dom Jacinto criticou os que defendem que violência se combate com violência e comentou a colocação de Teresina no ranking das cidades mais violentas do mundo, de acordo com uma ONG mexicana. 

"Quem usa da espada vai perecer pela espada. Violência gera violência. Nós combatemos a violência com a fraternidade, com o amor, com a compreensão, com o caminhar juntos em serviço daqueles que têm direitos, mas lhes são negados", opina o arcebispo. 

Política

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) se posicionou contra as reformas da previdência e trabalhista, propostas pelo governo Michel Temer. O arcebispo de Teresina afirma que o assunto está sendo debatido na pastorais e grupos específicos das igrejas católicas da capital para depois ser discutido com a comunidade durante as celebrações litúrgicas. 

Dom Jacinto ressalta que é contra as mudanças das regras da previdência, mas reconhece a necessidade de uma reforma.  

"Da forma como esta reforma está sendo colocada parece que aumentando o encargo das pessoas e prolongando o tempo se solucionaria o problema. Sendo que nós sabemos há déficit de milhões e milhões que são frutos da inadimplência de grande empresas e que isso é silenciado pois não querem mexer com o capital. É mais fácil penalizar o pequeno", critica Dom Jacinto. 

 

Izabella Pimentel (especial para o cidadeverde.com)
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais