Cidadeverde.com

Dia do beijo: especialistas garantem que beijar faz bem à saúde

Imprimir


Carinho, afeto e até respeito são alguns dos significados que um beijo pode passar. Muito além de tudo isso, beijar ainda traz vantagens para a saúde. Não é de hoje que a ciência investiga as vantagens que o ato de beijar traz para o bem-estar. Para celebrar o Dia do Beijo, comemorado nesta quinta-feira, reunimos alguns dos achados científicos sobre esta demonstração de amor. Confira.

Que os seres humanos abrigam centenas, milhares e milhões de bactérias não é novidade. Um estudo holandês identificou que um beijo de apenas 10 segundos é capaz de promover a troca de 80 milhões de bactérias entre o casal. Essa troca é considerada benéfica para melhorar o sistema imunológico, protegendo o organismo de agentes nocivos.

Alivia os sintomas alérgicos

Rinite e até problemas de pele podem ser amenizados com o simples ato de beijar. Foi o que revelou uma pesquisa realizada no Japão com 24 pacientes com rinite e outros 24 com eczemas atópicos leves. Depois de beijar por 30 minutos seus parceiros ao som de uma música suave, os voluntários apresentaram uma redução na produção de IgE, anticorpo responsável por desencadear os sintomas alérgicos.

Protege contra doenças

Além de melhorar o sistema imunológico, beijar ainda é o melhor remédio para prevenir determinados problemas em mulheres, especialmente durante a gestação. A infecção por citomegalovirus é uma delas. Pesquisa realizada no Reino Unido mostrou, que durante o beijo, o homem pode inocular o vírus na mulher. Embora inofensivo em adultos saudáveis, esse vírus pode provocar aborto ou deficiência do feto em mulheres grávidas. Para isso, a pesquisa sugere beijar a mesma pessoa por seis meses para que o corpo produza anticorpos, diminuindo os riscos de infecção do bebê.

Libera substâncias benéficas

Ao beijar, nosso corpo libera duas substâncias benéficas ao organismo: ocitocina e dopamina. A primeira, conhecida como "hormônio do amor", está associada às relações sociais humanas, ao afeto e ao romantismo (ele é liberado quando temos contato com animais de estimação, por exemplo). Já a segunda substância traz a sensação de prazer. 

Queima calorias

Ao movimentar mais de 20 músculos, o beijo é capaz de gastar algumas calorias. Claro que não vale matar a academia para ficar beijando! Estima-se um gasto de até 12 calorias.

Fonte: Zero Hora

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais