Cidadeverde.com

Exposições homenageiam povos indígenas no Museu do Piauí

Imprimir
  • indio_(1).jpg Paulo Barros/CCom
  • indio_(2).jpg Paulo Barros/CCom
  • indio_(3).jpg Paulo Barros/CCom
  • indio_(4).jpg Paulo Barros/CCom
  • indio_(5).jpg Paulo Barros/CCom
  • indio_(6).jpg Paulo Barros/CCom
  • indio_(7).jpg Paulo Barros/CCom
  • indio_(8).jpg Paulo Barros/CCom
  • indio_(9).jpg Paulo Barros/CCom

Os costumes, a cultura e a beleza dos povos indígenas, retratadas em fotografias e artes plásticas, compõem duas exposições abertas na noite dessa segunda-feira (18), no Museu do Piauí – casa de Odilon Nunes (MUP), durante o início da programação da 15ª Semana dos Povos Indígenas, cuja programação segue até amanhã (20).
 
As exposições poderão ser visitadas até a primeira quinzena de maio. Em meio às fotografias, o dia a dia dos índios Guajajaras, do Maranhão, na exposição “Obduco”, de Júnior Reis. Nas artes plásticas mostradas na exposição coletiva “Etnia e resistência contemporânea”, estão presentes obras de Gabriel Archanjo, Aretusa Bispo, Dora Parentes, Hudson Melo, dentre outros.
 
Entre as telas expostas, duas são assinadas pela artista plástica Aliã Wamiri. Ela conta que seus pais são da tribo Guajajara, do Maranhão, mas que ela vive no Piauí há cerca de 30 anos. “Através do artesanato e da pintura ressaltamos a cultura indígena. Além de comemorarmos o Dia do Índio, esta é uma data para reivindicarmos mais direitos. Podemos conseguir grandes mudanças com a nossa fala”, diz Aliã.
 
A abertura da Semana contou com a participação do governador do Estado, Wellington Dias, que destacou a importância de políticas públicas para as comunidades indígenas. “Temos uma dívida com a população indígena e vamos avançar na garantia de mais direitos”.
 
Também participaram do evento outras autoridades e vários representantes de comunidades indígenas do Piauí. Francisca Kariri, da comunidade de Queimada Nova, agradeceu pela homenagem. “Parabéns a todos que fizeram esta noite acontecer”.
 
A coordenadora do Museu do Piauí, Dora Medeiros, fala da importância do evento para a valorização dos povos indígenas. “Realizamos a semana todos os anos e acreditamos muito na importância deste evento para o nosso Estado. Hoje temos um museu revitalizado e estamos conseguindo mostrar nosso acervo da forma que sonhávamos. Queremos agradecer todos os parceiros que estão participando da 15ª edição”, destaca.
 
O secretário estadual de Cultura, Fábio Novo, foi representado na solenidade pelo diretor administrativo da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Alain Sansão. 
 
Hoje (19), o Museu realiza mesas redondas, além de oficinas. Na quinta-feira (20), há cine museu e visita mediada a partir das 9 horas. A programação se repete à tarde, a partir das 14h. A 15ª Semana dos Povos Indígenas é uma realização do Museu com Piauí (MUP), com o apoio do Governo do Estado, através das secretarias de Governo, Saúde e Cultura; Universidade Federal do Piauí(UFPI), Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI).


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais