Cidadeverde.com

Ranking: Teresina fica entre as 10 melhores capitais em educação, mas é a 3ª pior em segurança

Imprimir

Foto: PMT

Número de matriculas em creches e pré-escola coloca Teresina como melhor capital nordestina no ranking em educação

Um ranking elaborado pela consultoria Macroplan, divulgado pelo site da revista Exame, neste sábado (22), coloca Teresina (PI) entre as 10 capitais com melhores índices de educação e cultura. Por outro lado, quando o assunto é segurança, a lista coloca a capital piauiense como a terceira pior do país. Os dados fazem parte do estudo sobre as melhores capitais para se viver no Brasil.

A lista geral é liderada por Curitiba (PR), seguida de Florianópolis (SC) e Vitória (ES). Em 18º lugar, aparece Teresina. Macapá (AP) é a última colocada. 

O ranking é elaborado com base nos critérios educação e cultura, saúde, saneamento e sustentabilidade e segurança. Para isso, leva conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), Instituto Brasileiro de Museus, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

A consultoria elaborou quatro rankings específicos para cada critério. O melhor desempenho de Teresina é na educação e cultura, no qual aparece em 10º lugar  no geral - melhor posição entre todas as capitais nordestinas na lista. A avaliação leva em conta as matrículas em creches e na pré-escola e dados do IDEB no Ensino Fundamental, entre 2005  e 2015, além do número de museus para cada 100 mil habitantes. 

O pior índice de Teresina é na segurança. A capital piauiense só aparece em melhor posição que Fortaleza (CE) e São Luís (MA) - a última entre todas as avaliadas. Para elaboração da lista, a consultoria usou dados de homicídios e mortes no trânsito entre 2004 e 2014. 

Foto: Roberta Aline/Cidade Verde

Homicídios e mortes no trânsito empurram Teresina para o final da lista

Quando o assunto avaliado é saúde, Teresina aparece em 15º lugar, logo atrás de Porto Velho (RO) e logo a frente do Rio de Janeiro (RJ). Esse critério leva em conta a taxa de mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis, proporção de nascidos vivos de mães com 7 ou mais consultas de pré-natal, cobertura das equipes de atenção básica e taxa de mortalidade infantil. 

No último critério, Teresina é a 21ª colocada em saneamento e sustentabilidade - é a pior capital do Nordeste, superando apenas cinco outras cidades, todas do Norte do país.  A posição é resultado dos números de esgoto tratado, atendimento para a população e perdas na distribuição de água, cobertura de coleta de lixo e atendimento de esgoto. 

 

 

Fábio Lima
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais