Cidadeverde.com

Elmano Férrer quer fim das coligações em eleições proporcionais

Imprimir

O senador Elmano Férrer (PMDB-PI) espera que a Câmara dos Deputados aprove a proposta de emenda à Constituição que extingue as coligações entre partidos nas eleições para vereador e deputado.

Para ele, as novas normas contribuirão para corrigir o rumo do regime democrático, pondo ordem num sistema que classificou como disfuncional. O senador piauiense criticou a facilidade das coligações na legislação vigente.

Elmano Férrer frisou que o projeto de emenda também impõe a chamada cláusula de barreira, que exige do partido um mínimo de 2% dos votos válidos. Segundo ele, o Brasil pode vir a ter mais de 90 partidos — o que, em sua opinião — prejudicará o funcionamento da democracia.

Para Elmano Férrer, a imposição da cláusula de barreira será mais econômica e tornará mais racional a distribuição do tempo de propaganda gratuita.

— Com um modelo mais racional, mais representativo, mais enxuto e dotado de partidos políticos mais orgânicos e em número menor, respeitaremos em primeiro lugar o bolso do eleitor, que é quem paga pelo fundo partidário.

O senador disse que os avanços da emenda são importantes para o bom andamento das eleições, mas ainda falta criar o consenso necessário para a ampla reforma política de que o Brasil precisa.

Fonte: Agência Senado

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Elmano