Cidadeverde.com

Teresina amplia oferta de consultas ortopédicas pelo SUS

Imprimir

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) trabalha para melhorar e agilizar os atendimentos a pacientes ortopédicos de Teresina. A partir de agora haverá um aumento de 1400 consultas ortopédicas na capital, totalizando 3000 consultas ortopédicas mês apenas no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, onde, desde o dia 17 de abril, houve ampliação da oferta de médicos ortopedistas. Existiam cinco ortopedistas no local agora são 16 médicos dessa especialidade.

“Um aumento significativo no número de consultas. Desde que iniciamos o trabalho há pouco mais de uma semana, já fizemos 450 atendimentos. Antes fazíamos 1600 atendimentos ao mês. Nossa meta é fazer agora 3000 atendimentos. Para isso, melhoramos nossa estrutura, disponibilizando mais seis consultórios para atendimento ortopédico e mais uma sala de gesso”, afirma a diretora do Lineu Araújo, Mariluce de Oliveira.
 
O aumento de oferta ambulatorial do serviço ortopédico será possível através de parceria entre o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e Hospital Lineu Araújo. O HUT disponibilizou 11 médicos ortopedistas para também atenderem no Lineu Araújo. “Eles vão focar em dar seguimento ao tratamento dos pacientes que foram atendidos via urgência do HUT”, explica Mariluce de Oliveira.
 
O setor de estatística do HUT registrou no primeiro trimestre deste ano 2.574 atendimentos de acidentes de trânsito. Destes, 2.130 foram vítimas de acidentes com carro, 258 atropelamentos e 27 com outros meios. Os acidentes com motocicletas ainda representam mais de 80% dos acidentes de trânsito e permanecem como primeiro motivo de procura, representando 17% do atendimento geral do Hospital de Urgência.
 
Em 2017, de janeiro a fevereiro foram realizadas no HUT 2.338 cirurgias, sendo que 1.374 foram ortopédicas, o que equivale a 58% de todas as cirurgias realizadas. Em 2016 de 15.762 cirurgias realizadas no HUT, 9.281 foram ortopédicas, ou seja, 59% das cirurgias totais realizadas. “Teresina vive uma epidemia de trauma devido a acidentes de trânsito”, afirma Osvaldo Mendes.
 
O Hospital de Urgência de Teresina tem uma Central de Marcação de Consultas exclusiva para pacientes internados na unidade de saúde. Os pacientes internados e operados já receberão alta médica com consulta de retorno garantida.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais