Cidadeverde.com

Futebol: Veja disputas pelo troféu nos principais torneios europeus

Imprimir

Em média, os torneios europeus terminam daqui a cinco rodadas. Nesta fase, a maioria das disputas pela taça já estão definidas entre o líder e vice-líder. No Campeonato Espanhol, a rivalidade está mais nítida entre Barcelona e Real Madrid, que com a mesma quantidade de pontos, buscam dia após dia uma vitória para que voltem à primeira colocação.

Situação não muito diferente está sendo vista no Campeonato Francês. Paris Saint Germain e Monaco. Ambos somam 80 pontos, mas o Monaco tem uma partida a menos e pode mudar a tabela, já que o PSG tem uma derrota a mais, mesmo caso do Barcelona. Veja como está a situação dos favoritos para a conquista dos principais torneios europeus.

CAMPEONATO ESPANHOL

Barcelona e Real Madrid não são apenas os autores do maior clássico europeu como também da maior rivalidade da La Liga. Atualmente, os times ocupam respectivamente a primeira e segunda colocação, ambos com 75 pontos.

Entretanto o Real Madrid pode voltar a ultrapassar os blaugranas por ter um jogo a menos. O Barça é dono de 127 taças entre torneios nacionais e internacionais e os merengues guardam em sua história nada menos do que 90 taças. 

Nesta edição do Campeonato Espanhol, os times se enfrentaram duas vezes. Na primeira, empataram em 1 a 1, já na segunda o Barcelona venceu o adversário no Santiago Bernabéu e tomou a liderança da competição. Curiosamente, o jogo a menos que o Real Madrid tem pode ser descontado no lado dos blaugranas em uma derrota.

Dados da tabela
Barcelona: 23 vitórias, 6 empates e 4 derrotas
Real Madrid: 23 vitórias, 6 empates e 3 derrotas

Confrontos entre Barcelona e Real Madrid no Campeonato Espanhol 2016-17
14ª Rodada - Barcelona 1 x 1 Real Madrid - Camp Nou
33ª Rodada - Real Madrid 2 x 3 Barcelona - Santiago Bernabéu

CAMPEONATO PORTUGUÊS

O Benfica é o atual líder do Campeonato Português, mas a cada partida é pressionado pelo Porto, que ocupa a vice-liderança. Os times estão separados por três pontos, ou seja, caso o Benfica tropece e fique estagnado nos seus 72 pontos, quem assume a primeira colocação é o Porto, que agora tem 69. O Sporting, com 64 pontos, ainda tem chances de entrar na briga pela taça se os dois primeiros colocados sofrerem empate ou derrota nas próximas partidas.

Os times são donos do maior historial de títulos a nível nacional e internacional de Portugal. Ao todo, o Benfica acumula 78 taças e a rivalidade aparece até na quantidade de troféus, porque o Porto vem logo atrás, com 74.

Depois dos dois principais clubes portugueses vem o Sporting, mas a diferença é exorbitante, porque os Leões somam 47 conquistas. Na atual edição do Campeonato Português, Porto e Benfica se enfrentaram duas vezes. Em ambas, os times empataram em 1 a 1.

Dados da tabela
Benfica: 22 vitórias, 6 empates, 2 derrotas
Porto: 20 vitórias, 9 empates, 1 derrota
Sporting: 19 vitórias, 7 empates e 4 derrotas

Confrontos entre Porto e Benfica no Campeonato Português 2016-17
27ª Rodada - Porto 1 x 1 Benfica - Estádio da Luz
10ª Rodada - Porto 1 x 1 Benfica - Estádio Dragão

CAMPEONATO ALEMÃO

O Bayern de Munique lidera isoladamente a tabela do Campeonato Alemão, apesar disso, não pode tirar o foco da competição, porque estando oito pontos à frente do RB Leipzig, que acumula 62, ainda há quatro rodadas a serem disputadas até que a taça seja entregue ao campeão.

Nesta edição da competição, os times se enfrentaram em campo apenas uma vez e o Bayern saiu com vitória por 3 a 0. O próximo confronto entre as equipes será no dia 13 na casa do Leipzig, partida válida pela penúltima rodada. 

Historicamente, o Bayern é o time com mais títulos da Bundesliga, ao todo são 25. A equipe de Munique foi campeã nas últimas quatro edições. Já o Leipzig, com apenas sete anos de existência, busca seu primeiro título de nível nacional.

Dados da tabela
Bayern de Munique: 21 vitórias, 7 empates e 2 derrotas
RB Leipzing: 19 vitórias, 5 empates e 6 derrotas

Confronto entre Bayern de Munique e Leipzig no Campeonato Alemão 2016-17
16ª Rodada - Bayern de Munique 3 x 0 Red Bull Leipzig - Arena de Munique

CAMPEONATO INGLÊS

O Chelsea é o atual líder da competição, com 75 pontos, seguido pelo Tottenham, com 71. Liverpool e Manchester City já estão classificados para a Champions League se conseguirem manter as respectivas terceira e quarta posições. Dependendo do restante da campanha dos times, o Tottenham pode até precisar brigar com o Liverpool pela vice-liderança arriscando chegar ao primeiro lugar. 

Entretanto, de acordo com as colocações da tabela e o favoritismo, a briga fica mesmo entre os Blues e os Spurs que se separam por quatro pontos e têm dois jogos a menos do que o Liverpool, terceiro colocado. Tottenham e Chelsea se enfrentaram duas vezes nesta edição do Campeonato Inglês com uma vitória para cada lado. 

Historicamente, os Blues acumulam 30 taças de torneios nacionais e internacionais. A última delas foi conquistada na Copa da Liga Inglesa, em 2014-15, mesmo ano em que conquistou seu último Campeonato Inglês. 28 taças é o que os Spurs acumulam. A quatro rodadas do fim, os times brigam por mais um título.

Dados da tabela
Chelsea: 24 vitórias, 3 empates e 5 derrotas
Tottenham: 21 vitórias, 8 empates e 3 derrotas

Confrontos entre Tottenham e Chelsea no Campeonato Inglês 2016-17
20ª Rodada - Tottenham 2 x 0 Chelsea - White Hart Lane
13ª Rodada - Chelsea 2 x 1 Tottenham - Stamford Bridge

CAMPEONATO ITALIANO

O Juventus ocupa a liderança do Campeonato Italiano seguido pelo Roma. Entretanto, a diferença de pontos entre os dois clubes chega à 11. A briga na competição aparece mais nítida pela vice-liderança. Apesar de os três primeiros colocados garantirem vaga na Liga dos Campeões, o Napoli está a apenas um ponto atrás do Roma. Já o Juventus, com 83, fica mais tranquilo no topo da tabela.

Nesta edição do Campeonato Italiano, os times se enfrentaram uma vez e a segunda partida vai ser no próximo dia 14, pela 36ª rodada, no Estádio Olímpico de Roma. Historicamente, o Juventus é dono de 62 troféus que se dividem entre torneios nacionais e internacionais. O último deles foi conquistado na Copa da Itália. Já o Roma acumula 15 títulos, todos italianos.

Dados da tabela
Juventus: 27 vitórias, 2 empates e 4 derrotas
Roma: 23 vitórias, 3 empates e 6 derrotas

Confrontos entre Juventus e Roma no Campeonato Italiano 2016-17
17ª Rodada - Juventus 1 x 0 Roma - Juventus Stadium

CAMPEONATO FRANCÊS

Não muito diferente da atual situação do Campeonato Espanhol, onde Barcelona e Real Madrid brigam pelo título, Monaco e Paris Saint Germain somam 80 pontos na tabela e se dividem em líder e vice-líder. Entretanto, o jogo a menos que o Monaco tem pode aumentar a vantagem na competição. 

Historicamente, o Monaco acumula 17 taças entre torneios franceses e internacionais. Já o PSG, com apenas 46 anos de história, tem incríveis 40 títulos, grande partes deles como campeão invicto. Nesta edição do Campeonato Francês, as equipes se enfrentaram duas vezes. Na primeira os times empataram em 1 a 1, já na segunda, o Monaco bateu o PSG por 3 a 1.

Dados da tabela

Monaco: 25 vitórias, 5 empates e 3 derrotas
PSG: 25 vitórias, 5 empates e 4 derrotas

Confrontos entre Monaco e PSG no Campeonato Francês 2016-17

22ª Rodada - PSG 1 x 1 Monaco - Parc Des Princes
3ª Rodada - Monaco 3 x 1 PSG - Louis ll


Fonte: Lance

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais