Cidadeverde.com

Deputados estudam pedir auditoria nas contas da Secretaria de Saúde

Imprimir

Os deputados estaduais Rubem Martins (PSB), Gustavo Neiva (PSB) e Juliana Moraes Souza (PMDB) acataram sugestão apresentada pela promotora de Justiça Carla Carvalho, do Ministério Público Estadual, e disseram nesta quarta-feira (26) que pretendem requerer a realização de uma auditoria nas contas da Secretaria Estadual de Saúde. A sugestão foi apresentada durante audiência pública realizada hoje na Assembleia Legislativa para debater a situação da Saúde no Piauí.

O presidente da Comissão de Saúde, Educação e Cultura, deputado Firmino Paulo (PSDB), anunciou, no final da audiência pública que haverá uma reunião técnica nos próximos dias visando discutir o que será realizado junto à Secretaria de Saúde para melhorar a assistência médico-hospitalar no Estado.

O representante da Secretaria de Saúde, coronel Gerardo Eulálio, superintendente de Assistência à Saúde, disse, no início da reunião, que, em 2015, havia um caos na saúde pública do Piauí, mas atualmente a situação melhorou em todo o Estado devido a medidas adotadas pelo Governo Wellington Dias. Ele afirmou que o repasse dos recursos do cofinanciamento da saúde para as prefeituras está sendo colocado em dia, através de negociações com os municípios.

O presidente do Conselho Regional de Medicina, Dagoberto Silveira, disse que muita coisa ainda precisa melhorar, principalmente no Hospital Regional de Picos, que funciona em condições precárias. O conselheiro tutelar Djan Madruga defendeu maior agilidade no atendimento das crianças que precisam se submeter a cirurgias cardíacas no Estado.

Por sua vez, o deputado Dr. Hélio Oliveira (PR) afirmou que as condições de saúde melhoraram em Parnaíba, enquanto o líder do Governo, deputado João de Deus(PT), defendeu a adoção de medidas preventivas, inclusive no trânsito, para reduzir os gastos com atendimento médico.

Os deputados Marden Menezes (PSDB), Gustavo Neiva e Juliana Moraes Souza defenderam melhorias nos hospitais regionais e o deputado Dr. Pessoa(PSD) lamentou que existam gestores que desviam recursos destinados à saúde. A deputada Belê Medeiros(PP) disse que há necessidade de construção de um novo hospital em Picos.

O assessor da Secretaria de Saúde, Alderico Júnior, informou que será realizada nos próximos dias a licitação para construção do novo hospital de Picos. Antes do encerramento da audiência pública, o deputado Rubem Martins disse que apresentou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa visando a implantação de uma rede estadual de atendimento às crianças que nascem com cardiopatia congênita.

Fonte: Alepi

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: AlepiSesapi