Cidadeverde.com

Governo implantará programa Crédito Verde do Piauí

Imprimir

O governador Wellington Dias reuniu-se nesta sexta (28), no escritório da residência, com o secretário de Fazenda, Rafael Fontelles; o secretário de Administração, Franzé Silva; o superintendente da Semar, Moura Fé; e o diretor fundiário do Interpi, Josemar Borges. O encontro teve como objetivo discutir a criação de projetos de lei que deem validade a um programa já denominado de Crédito Verde do Piauí.

O programa visa permitir que o estado angarie recursos a partir das suas áreas de preservação. “A proposta é criar mecanismos através de uma nova lei, que segue os moldes da que está sendo criada em Goiás, que permite que o Piauí garanta a preservação da área nativa e se beneficie financeiramente”, explicou o governador.

Com isso, o Piauí se coloca de forma moderna. É o que afirma Wellington Dias. “O próprio código florestal, por exemplo, cita a necessidade da preservação das matas ciliares, das nascentes. E agora o estado irá pôr uma estrutura que gera receita, inclusive a partir de investidores de outros estados, na qual as florestas conservadas e/ou o replantio de áreas que foram devastadas, garantirão a condição de receita para o estado”, disse.

O Crédito Verde do Piauí está sendo avaliado e poderá ser lançado nos próximos meses. “O nosso estado ainda tem uma área muito grande, uma área de cobertura nativa e conservada, portanto, precisa aproveitar para preservar a sua área e conseguir recursos. Áreas criadas como unidade de conservação, área de preservação permanente e reservas legais. O mundo todo está voltado para essa questão, que é uma exigência nacional”, disse o superintendente da Secretaria de Meio Ambiente (Semar), Moura Fé.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais