Cidadeverde.com

F1: Vettel encerra jejum e é pole no GP da Rússia; Massa é 6º

Imprimir

A sessão classificatória para o GP da Rússia, disputada neste sábado (29) em Sochi, foi a mais emocionante da temporada de 2017 da Fórmula 1 até o momento.

De um lado tínhamos a Ferrari, líder de todos os treinos que queria acabar com um grande jejum de poles no mundial. Do outro, a Mercedes, que tentava aumentar sua sequência de 18 poles consecutivas.

Melhor para a Ferrari, que registrou sua primeira pole position desde o GP de Cingapura de 2015 e seu primeiro domínio da primeira fila desde o GP da França de 2008.

Sebastian Vettel cravou sua 47ª pole position com o tempo de 1min33s194, superando seu companheiro Kimi Raikkonen por apenas 0s059 após o finlandês ter feito a melhor volta na primeira tentativa no Q3.

Mais atrás, a 0s095 de Vettel, veio Valtteri Bottas da Mercedes, que perdeu bastante terreno no último setor e perdeu potencialmente a volta que seria a melhor do treino. Lewis Hamilton foi apenas o quarto, a 0s5 de Vettel.

Chegando mais uma vez ao Q3 nesta temporada, o brasileiro Felipe Massa fez um bom trabalho e colocou o carro da Williams em sexto à frente de Max Verstappen da Red Bull. Daniel Ricciardo foi o quinto.

Companheiro de Massa, Lance Stroll foi pouco menos de 1s mais lento que o brasileiro e irá largar em 12º, logo à frente do piloto da casa, Daniil Kvyat, o 13º.

Q1

Fora a Ferrari, o resto dos pilotos iniciou a sessão já com os pneus ultramacios. Sainz cravou o melhor tempo nos primeiros minutos de treino, com 1min36s408. Perez superou o espanhol com 1min36s185, mas então as Mercedes e Ferraris entraram na pista.

Bottas cravou 1min34s177 enquanto Vettel fez 1min35s102 de pneus supermacios com Kimi 0s2 atrás. Bottas melhorou sua volta para 1min34s041, logo à frente de Hamilton e de Vettel, que mesmo de supermacios ficou a 0s4 do finlandês.


A sessão acabou com dois acidentes, de Jolyon Palmer e Pascal Wehrlein. Foram cortados Palmer, Vandoorne, Wehrlein, Ericsson e Grosjean.

Q2

Massa iniciou a sessão com o melhor tempo, mas foi superado logo por Kimi Raikkonen, que cravou 1min34s053 para liderar. Bottas bateu o compatriota com 1min33s264, com Hamilton 0s4 atrás. Vettel se colocou em terceiro. No fim do treino, Kimi subiu para segundo e fez a dobradinha finlandesa.

Todos os pilotos treinaram de pneus ultramacios. Foram cortados Sainz, Stroll, Kvyat, Magnussen e Alonso.

Q3

Raikkonen foi o primeiro a cravar o melhor tempo, com 1min33s253. Após um fim de volta sujo, Vettel ficou a 0s173 do parceiro. Bottas se colocou em segundo à frente de Vettel, enquanto que Hamilton foi o quarto mais veloz à frente das Red Bulls e Felipe Massa.

Vettel superou Raikkonen no fim do treino fazendo o tempo de 1min33s194, a 0s059 do tempo do parceiro. Bottas foi o terceiro. A largada para o GP da Rússia está marcada para as 9h da manhã deste domingo.


Fonte: Motorsport

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais