Cidadeverde.com

PI: Violência doméstica e de trânsito são os crimes mais graves do interior

Imprimir

Levantamento da criminalidade de cada um dos 12 territórios piauienses revela que o território Entre Rios, que abrange a capital Teresina e outras 30 cidades na região metropolitana é o mais violento. Por outro lado, o território do Vale do Canindé, que engloba Oeiras e outras 17 cidades é o mais tranquilo. 

Os dados foram divulgados na Edição 162 da Revista Cidade Verde e são baseados em crimes letais intencionais praticados em 2016 - homicídio doloso, roubo seguido de morte, lesão corporal seguida de morte e estupro seguido de morte.

O território Entre Rios e Vale do Guaribas (região de Picos) foram os que mais concentraram crimes violentos: entre 21 e 35,7 assassinatos por 100 mil habitantes. No Vale do Canindé, foram registradas de 0 a 5 mortes por 100 mil habitantes. 

No interior, segundo o estudo, os crimes mais graves estão relacionados ao trânsito e à violência contra a mulher. Na região de Oeiras, por exemplo, 12% dos crimes são contra a mulher, na região de Esperantina, 34% dos crimes são violência doméstica. 

Em relação ao Estado, 60,40% dos assassinatos ocorreram em municípios do território Entre Rios, com destaque para Teresina, Altos, José de Freitas, Água Branca, Miguel Alves e Demerval Lobão. 

Caroline Oliveira e Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais