Cidadeverde.com

Governador participa de Feira em Santa Rosa do Piauí

Imprimir

A 1°- Feira de Agrotecnologia e Inovação do Vale do Canindé (AgroRosa), que aconteceu de 27 a 29 de abril, em Santa Rosa do Piauí, contou nesse sábado (29) com a presença do governador Wellington Dias que visitou os diversos espaços da feira realizada na praça da cidade.

A feira tem por objetivo geração de renda para a população priorizando o que é feito e produzido no município nas áreas da agricultura, horticultura e artesanato, além também da qualificação técnica e a melhoria do nível tecnológico de sistemas de produção praticados pelos produtores e empreendedores que fazem parte do Vale do Canindé.

Para o governador Wellington Dias a feira tem muito a contribuir para o desenvolvimento da economia da cidade. " A agrorosa é uma iniciativa aqui do município com o prefeito Verissimo e sua equipe tem o apoio do Governo do Estado, aqui nos temos a presença do Emater, Adapi, Secretaria de Desenvolvimento Rural a presença também aqui da área relacionada ao conhecimento representada aqui pela UESPI, Secretaria de Educação do Estado,  também a Fundação de Pesquisa,  entre outros. Mas como atores principais temos aqui os produtores agrícolas,  artesãos, criadores de animais, então essa feira veio com um objetivo forte que é movimentar o comércio na cidade gerando assim emprego e renda. A feira já teve aqui o financiamento de projetos através do Banco do Nordeste e estima -se algo em torno de R $ 1.200.000, 00 e aqui é apenas o primeiro passo de muitos outros que a gente vai trabalhar e claro isso casado com qualificação, formação para poder termos bons resultados",disse.

O Secretário de Desenvolvimento Rural, Francisco Limma destacou a importância da feira para os produtores. "Primeiro gostaria de parabenizar o nível de organização da feira implementada aqui pela prefeitura junto com os empreendedores,  ela de fato destaca e oportuniza os empreendedores, a quantidade de empreendores que você vê aqui na área de artesanato, da produção, culinária,  então várias áreas que se apresentam aqui quando tem uma gestão voltada para valorizar as potencialidades locais resulta nisso, isso é mais renda, mais oportunidade e entretenimento. Isso associado a um processo de capacitação que antecedeu o evento, foram oficinas bem trabalhadas e bem planejadas, nós estamos digamos no quarto mês da gestão e ela já demonstra os sinais para onde ela vai, então aqui agora é uma feira que combina a festa com o empreendedorismo, e acredito que esse é um dos caminhos que os pequenos municípios devem trilhar, combinar economia, com a qualificação da sua população com a criação de oportunidades, ou seja, potencializar a capacidade empreendedora das pessoas do município".

O prefeito de Santa Rosa,Veríssimo Siqueira,  falou da importância da feira. " O projeto Agrorosa foi pensado para fazer uma alusão ao aniversário do município de Santa Rosa, que hoje está completandos 25 anos de emancipação política, como todos sabemos os aniversário só são feitos com festa e nada mais, pensamos um projeto de desenvolvimento que pudesse ajudar a comunidade a ter uma fonte de renda, aqui nesses estandes só na área de culinária e gastronomia nós temos cerca de 62 pessoas trabalhando e vendendo, mais 18 produtores da agricultura familiar e 12 de psicultura e ovinocaprinocultura, então pra mim é uma satisfação, é uma realidade que nós estamos dando e oportunizando as pessoas a ter seu recurso próprio".
Wanda Lúcia, uma das coordenadoras do evento falou como surgiu a ideia da feira. "A feira surgiu da ideia do doutor Waldemicio ele é pesquisador da Embrapa Meio Norte, ele apresentou o projeto da feira ao nosso prefeito que abraçou de imediato a ideia e foi atrás de parceiros que pudessem ajudar a custear a feira. O objetivo da feira é destacar o potencial agrícola de Santa Rosa do Piauí,  que foi a maior produtora de milho  da região e queremos resgatar essa questão da agricultura,  principalmente a familiar. Tivemos aqui nesses três dias exposição de artesanato,  houve o lançamento da biblioteca intinerante, e o pavilhão da agricultura familiar em que os produtores puderam trazer seus produtos e expor aqui e vender,  entre outras atividades".
Autorizações :

Autorização para a Fatepi o lançamento de edital para a seleção de bolsistas de ensino fundamental e médio agrícola e de graduação e pós graduação para a execução de projeto de revitalização da cultura do milho de Santa Rosa do Piauí por iniciativa da UESPI e BNB no valor de R$140.000, 00, por dois anos.

Autorização a Secretaria de Educação,  UESPI, Fapepi e Coordenadoria de Educação e Tecnologia UAP e UAB a tomar as providências necessárias para incluir o vestibular no segundo semestre de 2017 com vagas para o curso de Bacharelado em Administração polo UESPI em Santa Rosa do Piauí.

 

Fonte: Governo do Piauí

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais