Cidadeverde.com

Violência contra camponeses e indígenas cria clima de medo no país, diz Regina

Imprimir

A senadora Regina Sousa (PT-PI) presidiu nesta terça-feira (02) audiência pública da Comissão de Direitos Humanos (CDH), quando especialistas e lideranças de movimentos sociais falaram sobre o massacre de nove trabalhadores rurais ocorrido no município de Colniza (MT), no dia 19 de abril. A opinião de todos os representantes de movimentos sociais é de que a chacina foi consequência da omissão do Estado para a catástrofe social e fundiária existentes na região.

Na opinião de Inácio Werner, da Comissão Pastoral da terra (CPT), há também a conivência das forças de segurança pública para com fazendeiros que agem de forma violenta na região. Ele vê como uma das principais causas para a violência no norte do estado o fato de a própria polícia admitir, em alguns casos, "ter os cadeados de fazendas" naquelas localidades.

Regina Sousa disse que o recrudescimento da violência na região tem feito com que diversos moradores sintam medo e pensem em se mudar da cidade: “Tenho recebido relatos quanto ao medo e à vontade de abandonar a cidade por parte de diversos moradores, após a chacina de 19 de abril”, relatou.

A procuradora federal Debora Duprat foi além e disse que que tem percebido que esse medo, assim como as chacinas, já ganhou proporções nacionais: "Um clima de barbárie está tomando conta do país" devido à banalização de crimes contra sem-terra, indígenas e outros setores marginalizados da sociedade, ocorridos nos últimos meses.

Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais