Cidadeverde.com

Debates sobre suicídio aumentam procura por voluntariado no CVV

Imprimir

O mês de abril de 2017 foi marcado por uma situação nunca vista, muitas pessoas falando sobre o tema suicídio no Brasil. O debate tomou conta das mídias sociais, escolas, empresas, rodas de amigos e imprensa, de forma bastante aberta e direta, especialmente motivada pelo seriado “13 Reasons Why” da Netflix.

Imediatamente, o CVV, maior serviço de apoio emocional e prevenção do suicídio no Brasil, viu o número de atendimentos se multiplicar. “As pessoas se deram conta de que é preciso falar sobre suas emoções, desabafar, pedir ajuda e conversar sobre o assunto”, comenta Eliane Soares, voluntária do CVV. 

A voluntária comenta que não são somente pessoas que pensam em se matar que procuram a organização. “Atendemos pessoas que não têm para quem dar um ‘boa noite’, ou não se sentem confortáveis para conversar sobre suas angústias e assuntos mais íntimos com seus conhecidos. Então buscam o CVV, que é um serviço gratuito e totalmente sigiloso, sabendo que serão acolhidas e não serão criticadas por seus pensamentos, sentimentos ou escolhas”. 

Simultaneamente, o número de inscrições no site do CVV (www.cvv.org.br) para se tornarem voluntários mais do que triplicou em abril, em comparação com os meses anteriores. Saltou de menos de 500 inscritos ao mês para cerca de 1.500, sem contabilizar as inscrições feitas diretamente nos postos de atendimento da instituição.

Eliane credita esse aumento igualmente ao debate franco que tem ocorrido na sociedade. “Há quem precise de ajuda e, ao mesmo tempo, há quem se dê conta de que pode ajudar. É assim que o CVV funciona desde sua fundação, em 1962”, comenta.

Para atender a esse aumento, o CVV abriu cursos extras e pode lançar mais nas próximas semanas. O curso, chamado de Programa de Seleção de Voluntários, é realizado nos 76 postos de atendimentos do CVV em todo o Brasil, com encontros semanais e duração aproximada de dois meses. Para se candidatar não é necessária nenhuma formação específica, mas ser maior de 18 anos de idade e ter pelo menos quatro horas por semana para o voluntariado.

Em Teresina, o CVV deseja começar uma turma para capacitação e seleção de novos voluntários provavelmente no final de julho.  Assim, a partir de meados de junho os interessados em participar do CVV deverão entrar em contato com o Posto de atendimento para fazer sua inscrição, através do telefone (86) 3222-0000.

Para mais informações, é possível contato com o CVV através do e-mail "[email protected]", ou também com o Coordenador de Comunicação, Eyder Mendes, através do e-mail [email protected] e pelo telefone (86) 99987-9849.

Sobre o CVV 

O CVV - Centro de Valorização da Vida, fundado em São Paulo em 1962, é uma associação civil sem fins lucrativos, filantrópica, reconhecida como de Utilidade Pública Federal em 1973.  Presta serviço voluntário e gratuito de apoio emocional para todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo. 

Os atendimentos são realizados por 2.000 voluntários em 18 estados mais o Distrito Federal, pelo telefone 141 (24 horas), pessoalmente (nos 76 postos de atendimento) ou pelo www.cvv.org.br via chat, Skype e e-mail. Em 2016 foram realizados mais de 1,2 milhão de atendimentos. Em março de 2017 assinou convênio com o Ministério da Saúde para expandir o telefone 188, primeiro número sem custo de ligação para prevenção do suicídio, do estado do RS para todo território nacional de forma gradativa.

É associado ao Befrienders Worldwide (www.befrienders.org), entidade que congrega as instituições de prevenção do suicídio de  todo  o  mundo,  participou  da  força  tarefa  que  elaborou  a  Política  Nacional  de Prevenção  do  Suicídio  do  Ministério  da Saúde e é  um  dos  mobilizadores  do  Setembro  Amarelo (mês de prevenção do suicídio) no Brasil.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais