Cidadeverde.com

Fiéis celebram Festa da Invenção da Santa Cruz e se despedem da terceira maior romaria do Nordeste

Imprimir

Fiéis e romeiros acabam de se despedir da terceira maior romaria no Nordeste. A grandiosa Festa da Invenção da Santa Cruz, no município piauiense de Santa Cruz dos Milagres.

O terceiro e último dia da festividade amanheceu com os fiéis reunidos em Adoração ao Santíssimo, que teve início à meia noite e se estendeu por toda a madrugada na Igreja Matriz. Ainda bem cedo, às 6h, os fiéis deram início ao momento mais esperado de toda a programação vivenciada entre os dias 01 e 03 de maio: o Exercício Espiritual da Invenção da Santa Cruz, no Santuário Arquidiocesano de Santa Cruz dos Milagres.

Sacerdotes e fiéis rezaram juntos a Oração da Invenção da Santa Cruz com os tradicionais gestos de se ajoelhar e beijar o chão, em sinal de humildade, adoração e respeito, por cem vezes. “Não existe cansaço, porque Deus retira todas as nossas dores”, disse a romeira Maria Carmicita Fonseca, de Teresina (PI), representando os milhares de fiéis que não permitiram com que o cansaço e qualquer dificuldade os impedissem de lotar o Santuário para participar deste momento especial.

“Há um tempo atrás, eu quase não conseguia andar, devido a um problema nos joelhos. Hoje, até consegui fazer o Exercício Espiritual, graças a Deus e à Divina Santa Cruz. Tenho a certeza de que alcancei uma graça. Por isso, enfrentei a longa distância e hoje estou aqui, especialmente para agradecer”, declarou a romeira Maria Madalena Almeida, de 82 anos, residente em Caxias (MA), enquanto colocava um ex-voto de madeira diante da Santa Cruz, em agradecimento à graça recebida.

Logo após o rito, concluído com muitas palmas, louvores e alegria, foi realizada a Santa Missa, presidida pelo vigário geral da Arquidiocese de Teresina (PI), padre Tony Batista, e concelebrada pelo reitor do Santuário, padre Raniery Alencar, vice-reitor, padre Valdiano Araújo, e demais sacerdotes diocesanos, convidados, religiosos e seminaristas.

“O céu está em festa! Como fiquei admirado ao ver a força, o esforço e a coragem de cada um de vocês, devotos da Santa Cruz! Querer bem a Santa Cruz é abraçar a Cruz de Cristo com amor. Mais importante do que os Exercícios, é a Eucaristia que vamos participar agora. É o que nos dá força para carregar a Cruz de Cristo!”, refletiu padre Tony.

A programação seguiu com Celebração da Santa Cruz, missas, batizados, casamentos e confissões durante todo o dia na Igreja Matriz. A Santa Missa, às 19h, dedicada à comunidade local e lojistas, marcou o encerramento oficial dos festejos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cerca de 11 mil fiéis participaram da programação na manhã de hoje no maior templo católico do Piauí. Segundo a estimativa do Santuário, a festividade atraiu cerca de 50 mil fiéis ao município piauiense durante os três dias de celebrações, superando a expectativa inicial.

Fonte: santuariodesantacruzdosmilagres.com

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais