Cidadeverde.com

Mostra Piauí de Teatro apresenta 4 espetáculos no Rio de Janeiro

Imprimir
  • 17_MINUTOS.jpg Divulgação
  • 7.jpg Divulgação
  • 6.jpg Divulgação
  • 3.jpg Divulgação
  • 1.jpg Divulgação

Os grupos Truá Cia. De Espetáculos, Humanitas - grupo de teatro e Grupo Indigentes de Teatro estão representando o Piauí na Mostra Piauí de Teatro. O evento acontece desde quarta-feira (3) e segue até  o dia 05 de maio na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. 

O projeto pretende promover o diálogo entre artistas piauienses e os estudantes de artes cênicas da UNIRIO. Os grupos levarão quatro espetáculos com expressiva representatividade no Piauí. São eles: "Depois do Fim", "Quando o Amor é assim e não assado", "Sol Sanguíneo" e "17 minutos antes de você". As apresentações acontecerão na Sala Lucília Peres (UNIRIO) às 17h e 19h.

Veja a sinopse de cada espetáculo:

DEPOIS DO FIM – 03/MAIO – 19H

O espetáculo narra a história de uma mulher – a Ruth – que viveu toda uma vida de entregas e abstinências pessoais para dedicar-se inteira aos filhos e ao marido. Neste percurso, Ruth vai perdendo sua identidade, o respeito daqueles por quem gostaria de se sentir amada e num golpe fatal é abandonada por eles e começa a ruminar suas lembranças pela casa, a se vitimizar por esse abandono e em um exercício suicida vai se afundando nessas memórias. Durante este processo Ruth acaba amadurecendo, descobrindo-se e se reinventando. A mulher submissa vai ganhando força, asas até voar para fora de suas memórias, livre para viver sem amarguras nem ressentimentos. "Depois do Fim é um espetáculo onde a aparente simplicidade foi pretexto para uma profunda sofisticação. A mensagem chega límpida e certa (...) Além da belíssima interpretação, surge um dramaturgo sensível e eficaz" Adriano Abreu, diretor de teatro.

QUANDO O AMOR É ASSIM E NÃO ASSADO – 04/ MAIO – 19H

Neto está cheio de dúvidas e em estado de choque: vê-se apaixonado pelo seu coleguinha de sala. E 15 anos depois, já um homem adulto, resolve contar essa história. QUANDO O AMOR É ASSIM E NÃO ASSADO, a descoberta do primeiro amor entre dois adolescentes do mesmo gênero. Dúvidas, ansiedades, aceitação, autoafirmação, poesia, sensibilidade e entrega. Porque amor é amor. Não importa o sexo dos anjos. O espetáculo busca dar o pontapé inicial para que todos nós possamos pensar sobre o que é ser amado e o que é amar. No roteiro dramatúrgico, um homem maduro, aos 30 anos, faz uma viagem de volta na sua linha do tempo e mergulha fundo nas inquietações, angústias, expectativas vividas aos 15, quando estava às voltas com a

descoberta do amor, o primeiro amor. No tempo da memória, as imagens se justapõem e o que parece ilógico, aleatório de repente, como num jogo de dados, pode figurar como peças de um quebra-cabeça. Os dados serão lançados, e é a plateia quem vai juntar as peças e montar esse quebra-cabeça.

SOL SANGUÍNEO – 05 /MAIO – 17H

Uma mulher contadora de histórias senta-se à beira da cena e tece sua renda de vivências, silêncios, agruras até mimetizar-se em homem que insurge da rua, do mundo contemporâneo para reverberar dores, angústias, saudades, revoltas com um mundo de injustiças, discriminação, preconceito, subjugação. A luz marca a travessia destas criaturas pelas veredas da cena contemporânea, o barro impregna de vida a memória incrustada na pele; a sonoplastia aguça a memória feito eco. "Um excelente ator e uma interpretação competente iluminam minhas palavras. Meu caro Vitorino, vê meus poemas interpretados por você com tanta competência, com tanta intimidade com o que está escrito, causou-me uma sensação gostosa de estranhamento: foi como se os poemas não me pertencessem mais. Parabéns!" comenta Salgado Maranhão, autor do texto.

17 MINUTOS ANTES DE VOCÊ – 05/MAIO – 19H

A montagem traz à cena um casal de idosos que construiu toda uma vida juntos, sem filhos, na sua labuta diária. Cada um mergulha no seu mundo: a mulher, sua novela de rádio; o homem, suas doenças e seus remédios. A partir deste desencontro de ações e reações, vai-se traçando um painel do cotidiano destas pessoas que buscam na estranheza um do outro, no jogo de vontades imediatas conflitantes entre si, saciar a necessidade de estarem juntos. A montagem traz elementos do teatro do absurdo, constituindo uma atmosfera de comicidade, em doses homeopáticas. “O mérito desta peça está justamente numa ajustada fragilidade, por uma aparente e clandestina comicidade. Texto, direção e interpretação conjugados de forma engenhosa, na medida certa.Me fez pensar. E, penso eu, teatro bom é bom assim!” (Lio Ribeiro – ator, diretor, dramaturgo ludovicense)

A escolha dos espetáculos, dentre tantos do repertório das companhias, não foi impensada. Por se tratar de espetáculos com um currículo de premiações, a organização da Mostra optou por nomeá-los para representar o Piauí na capital carioca. Os espetáculos dividem entre si indicações e prêmios de Melhor Ator, Melhor Espetáculo, Melhor Direção, Melhor Texto, Melhor caracterização e várias críticas de grandes nomes do teatro brasileiro. Assim, acredita-se na boa representação do estado com os espetáculos triados. Outra coisa importante é que os espetáculos passaram por processos interessantes de montagem e é também isso que os grupos pretendem compartilhar.


Da redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais