Cidadeverde.com

Governo terá que dar informações sobre secretarias e coordenadorias à Alepi

Imprimir

Um requerimento de deputado Gustavo Neiva (PSD), pedindo informações ao secretário de Planejamento, Antonio Neto, provocou polêmica na sessão dessa segunda-feira (08) na Assembleia Legislativa. O parlamentar quer esclarecimentos sobre o número de secretarias e coordenadorias existentes na máquina administrativa do Estado, com os respectivos orçamentos, endereços, CNPJ e atribuições. 

Ele justificou sua proposta alegando que a máquina pública está muito grande e várias secretarias e coordenadorias tem as mesmas funções, o que deixa os cidadãos sem saber a quem pedir a construção de obras, principalmente calçamento, asfaltamento e escolas.

O deputado João Madison (PMDB) afirmou que o requerimento era desnecessário porque esse pedido devia ser encaminhado à Comissão de Finanças, onde o próprio secretário poderia ser convocado para dar as explicações.

Com ele concordou o presidente da Casa, Themístocles Filho (PMDB), acrescentando que é obrigação de todo parlamentar saber esses dados, e o deputado Cícero Magalhães (PT), dizendo que é papel dos deputados conhecerem as leis que aprovam, sendo que os dados estão na Lei de Diretrizes Orçamentárias. O deputado Antonio Félix ( PSD) disse que basta a Mesa Diretora mandar imprimir cópias da LDO e distribuir entre os parlamentares.

O deputado Rubem Martins (PSD) disse que não vê nada demais no pedido de informações, assim como o deputado Mauro Tapety (PMDB), que viu a discussão como inócua e o deputado Evaldo Gomes (PTC) que não enxergou nada de negativo ao governo nesta solicitação.

Robert Rios (PDT) disse que Gustavo Neiva declarou desconhecer a dimensão do Estado, mas reconheceu que a máquina era muito grande e é preciso reconhecer que as atribuições das secretarias e coordenadorias estão sobrepostas.

O requerimento foi aprovado por todos os deputados presentes, menos Cícero Magalhães.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais