Cidadeverde.com

PMT defende modelo voltado em conceito de cidade para as pessoas

Imprimir

“Alinhar uma nova forma de ver os espaços públicos, realinhar ruas e avenidas e transformar uma cidade mais agradável para as pessoas”, com essa frase o prefeito Firmino Filho abriu a  reunião realizada no final da tarde desta segunda-feira com gestores e técnicos das SDU’s, SEMDUH, SDR, SEMPLAN e arquitetos e engenheiros da Prefeitura de Teresina.  

O encontro aconteceu no auditório do Centro de Formação Odilon Nunes, localizado na zona Norte da Cidade,  onde Gabriela Uchoa, arquiteta da Semplan, apresentou os modelos dos desenhos urbanos voltados para o conceito de cidade para as pessoas. 
 
Durante o evento foram mostradas algumas mudanças para transformar Teresina numa cidade voltada pela população, discutindo a revisão feita sobre legislação urbana, lei de zoneamento, lei das calçadas e o novo código de obras a ser implantado na capital. 
 
“Este é um momento para sensibilizar quem faz parte do nosso quadro de colaboradores para provar que é possível fazer uma coisa mais agradável e mais humana. Mudar é complicado, mas as pessoas querem novidades, querem coisas diferentes”, afirmou Firmino Filho. 
 
O Prefeito também lembrou que são necessárias intervenções como o Parentão, localizado na zona sul, o Parque da Cidadania, localizado na zona Norte e projetos como o Programa Lagoas do Norte para que sirvam de exemplo para que cada representante da comunidade, do seu bairro, tenha espaços públicos como estes, que melhoram a qualidade de vida das pessoas . 
 
“É necessário que este espaço seja pensado para todas as atividades: pedestres, ciclistas carros e transportes públicos. Espaço urbano é democracia por isso é necessário que seja voltado para todos os modais”, disse o prefeito. 
 
A Arquiteta Gabriela Uchoa apresentou novos padrões de vias, projetos que saem do modelo que prioirizam os carros, também mostrou soluções integradas de ciclovias e trânsito compartilhado, assim como alargamento de calçadas, ordenação de estacionamento, melhoria da segurança viária, mobiliário urbano, áreas de convivência e maior cuidado com a construção de rampas de acesso, essenciais para quem necessidade desse tipo de mobilidade e reforçou o trabalho de arborização que já vem sendo feito na capital.

 
Teresina Participativa

Ainda durante a reunião, a secretária executiva de Planejamento Urbano, Jhamille Almeida, lembrou dos temas discutidos e as propostas apresentadas durante o Fórum Teresina Participativa, que foi realizado entre os dias 26 e 28 de abril, e estão disponíveis para consulta. Eles podem ser acessados pelo site Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação (semplan.teresina.pi.gov.br) ou direto no link semplan.teresina.pi.gov.br/teresina-participativa-apresentacoes.

As propostas e as discussões do Teresina Participativa foram baseadas em cinco eixos temáticos: inclusão social, qualidade de vida, sustentabilidade ambiental, produtividade econômica e governança. Todos eles fazem parte da Agenda 2030 e irão ajudar na elaboração da revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial e do Plano Plurianual 2018-2021.
 
“O que foi discutido e apresentado durante o Fórum pode ser acessado e até servir de estímulo e base para que mais pessoas apresentem suas ideias e digam que Teresina elas desejam para o futuro. O Fórum Teresina Participativa foi só o começo. Até o dia 31 de maio, a Prefeitura de Teresina vai continuar ouvindo a população para a elaboração desses dois planos”, afirmou referindo-se à consulta pública que está sendo feita através da rede social Colab.re.

Além de apresentar a ideia, cada pessoa responderá também a um questionário interativo com perguntas relativas ao dia a dia da cidade. Para isso, basta acessar o site teresinaparticipativa.com.br ou baixar o aplicativo Colab.re.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais