Cidadeverde.com

Piauí será área livre da aftosa sem vacinação até 2020

Imprimir

O Piauí é considerado estado livre da febre aftosa com vacinação, e agora começa a dar os primeiros passos para se tornar uma área livre da doença sem vacinação. O governador Wellington Dias lançou, nesta terça-feira (09), na Fazenda Carnaíba, em Campo Maior, a primeira etapa da vacinação contra a aftosa. Participaram da solenidade, o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha; o secretário de Estado do Desenvolvimento Rural, Francisco Limma; o diretor da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, Bernildo Val; representantes dos criadores de animais e do Conselho Regional de Medicina Veterinária, entre outras autoridades.

Wellington ressalta a importância da campanha de vacinação como um passo para o estado se tornar cada vez mais livre da aftosa. “Estamos abrindo mais uma campanha de vacinação, o pedido que fazemos é que, em todo o Piauí, os criadores de bovinos façam a vacinação contra a aftosa e outras doenças. O Piauí se candidatou junto ao Ministério da Agricultura. Nos próximos dias, receberemos vistoria, numa perspectiva de darmos mais um passo no que diz respeito à aftosa. Lá atrás, os animais produzidos no Piauí não podiam ser comercializados em outros estados, por que não se tinha a segurança e controle das doenças. Ainda no meu primeiro mandato, alcançamos a condição de área livre da febre aftosa e de outras doenças. Agora, nós estamos querendo caminhar para sermos uma zona tão protegida a ponto de não precisar da vacinação, ou seja, como não tem doença, não precisa de vacinação. Vamos ter um controle maior que vem de outros estados ou países e isso facilitará a vida do produtor, mas ainda há a necessidade de vacinar os rebanhos”, disse Dias.

O diretor da Adapi, Bernildo Val, explica a importância do procedimento e como será a retirada da vacina no Piauí. “Hoje inicia oficialmente a campanha de vacinação contra a febre aftosa, mas desde o dia 1º deste mês a vacina está disponível e o processo vai até o dia 31. A certificação poderá ser feita até 15 de junho. O Ministério da Agricultura lançou um planejamento estratégico de erradicação da aftosa até 2026, e o Piauí está no bloco de 2019. A partir de 2020, o estado estará livre da doença sem vacinação. Este ano já vamos iniciar a retirada gradual da vacinação. Nesse primeiro momento, todos os bovinos e bubalinos serão vacinados. Já na segunda etapa, em novembro, apenas os animais de 0 a 24 meses receberão a vacinação”, completa Val.

“No que diz respeito à agropecuária, Campo Maior tem uma representatividade. Então, se tratando de campanha de vacinação, o município é incentivador, por que entendemos que proteger os animais é cuidar da saúde dos seres humanos. Por isso, reforçamos o recado do governador sobre a importância da vacinação”, comenta o prefeito de Campo Maior, professor Ribinha.  

Antônio Manuel Gayoso, presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Campo Maior, afirma que “A aftosa atrapalha as exportações brasileiras. Por isso, os estados precisam erradicar a doença e o Piauí já se encaminha para isso. Desse modo, isso irá permitir a comercialização e é fundamental para os produtores e para o Piauí”, comenta Gayoso.
Luzardo Soares, criador de gado da raça Curraleiro Pé-Duro, diz que “estamos erradicando de vez a aftosa. Depois de muitos anos vacinando, esse é um trabalho longevo. Vamos conseguir eliminá-la no estado. Por isso, a Associação Nacional dos Criadores de Gado Curraleiro Pé-Duro participa desse momento tão importante para a saúde animal e também da saúde humana”, finaliza Soares.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: Aftosa