Cidadeverde.com

Implantação do Bosque do Corso na zona Sul acontece nesta quinta-feira (11)

Imprimir

Como medida compensatória pela emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE) gerados durante a realização do Corso deste ano, a Prefeitura de Teresina realiza nesta quinta-feira (11), às 7h30min, a implantação de um bosque na zona Sul da cidade, em uma área situada na Rua 11 de junho, importante via de ligação de bairros como o Promorar e Parque Piauí. Para esta compensação ambiental será feito o plantio de 250 mudas, a maioria de espécies frutíferas.
  
A ação conta com o envolvimento da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semam), Coordenação de Arborização de Teresina e Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sul, que fizeram todo um planejamento para a criação dessa área verde, antes usada para descarte irregular de resíduos.
  
“A primeira coisa que fizemos foi eliminar o ponto de depósito de lixo irregular que existia no local. Limpamos tudo e reforçamos a fiscalização”, explica o superintendente da SDU Sul, Paulo Lopes.
  
Segundo o gestor da Semam, Olavo Braz, foi feita, ainda, a mobilização da comunidade residente nas imediações do terreno, a fim de sensibilizá-la para preservação do espaço. “A intenção é que a comunidade se sinta pertencente a esse espaço, que cuide para que ele se torne uma bela área verde. Para isso nós vamos plantar, principalmente, espécies frutíferas”, destaca o secretário.

A quantidade de mudas a serem inseridas na implantação do bosque foi determinada a partir de um cálculo baseado no protocolo de GEE do Instituto CO2 Zero. Para obter os dados do volume de gases emitidos, a Semam e a ONG Mais Vida realizaram um trabalho de inspeção dos veículos, barracas e camarotes durante o desfile de caminhões na Avenida Raul Lopes.


Rua do bosque passou intervenções 


 A Rua 11 de junho passou por algumas intervenções estruturais recentemente. Recuperação de drenagem e meio-fio, limpeza e aterro da área para receber a nova vegetação foram algumas das melhorias feitas no espaço.

“Antes, sempre que chovia, a água acumulava, impedindo o fluxo de veículos. Refizemos os bueiros e construímos novas passagens de água, o que eliminou o problema. Estamos muito contentes com o resultado. Sem dúvida o local vai representar qualidade de vida para todos os moradores do entorno do bosque e de bairros vizinhos”, acrescenta o superintendente Paulo Lopes. 

 


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais