Cidadeverde.com

Firmino Filho não crê em aliança PSDB/PT para 2018 e descarta ser candidato; assista vídeo

Imprimir

 

Em entrevista concedida para a TV Cidade verde, nesta quarta-feira (10), o prefeito de Teresina (PI), Firmino Filho (PSDB), reafirmou que as discussões sobre as eleições de 2018 não devem ser antecipadas. O tucano alega a mutação constante do cenário político, a ponto de não descartar aliança com o PT - ainda que admita que esta dificilmente aconteça. 

Perguntado sobre as declarações do senador Ciro Nogueira (PP-PI) de que buscará o apoio do tucano para a reeleição do governador Wellington Dias (PT) em 2018, Firmino Filho respondeu: "Isso é muito pouco provável. Agora é importante que a gente possa debater 2018 só em 2018", disse o prefeito, que vê 2017 como um ano mutável em razão das crises política e econômica.

Para provar que a discussão é prematura, ele usou o exemplo tucano de São Paulo. "Só para dar um exemplo: há seis meses atrás, alguém imaginaria que o (João) Dória apareceria numa candidatura à presidência da República?".

É nesse contexto que Firmino Filho prefere esperar 2018 chegar para ver o cenário das próximas eleições. E também por isso, ele não descarta: "Dificilmente poderemos coligar com o PT, mas em política ninguém pode falar de impossibilidade". 

Firmino Filho, inclusive, esteve no Congresso do PT piauiense, nos últimos dias, mas descartou qualquer relação disso com o pleito do próximo ano. "Acredito que é um gesto civilizado a visita de um líder partidário a um evento de outro partido. Democracia é assim: a convivência entre diferentes", disse o prefeito, ressaltando que todos os políticos têm obrigação de se respeitarem mutuamente. 

Em meio a especulações sobre as próximas eleições, Firmino Filho descartou deixar a Prefeitura de Teresina no meio do mandato para disputar outro pleito. "Não existe. Fui eleito prefeito de Teresina pela quarta vez e isso nos dá uma obrigação muito grande com a cidade de Teresina (...) Tenho a obrigação de ficar até o final do nosso mandato".

Lava Jato
Citado em delações premiadas de José de Carvalho Filho e Alexandre José Lopes Barradas, o prefeito Firmino Filho falou pela primeira vez sobre as acusações de ter sido beneficiado com R$ 500 mil em doações da Odebrecht. O gestor reafirmou para a TV Cidade Verde o que havia informado antes apenas em nota: "não houve qualquer relacionamento impróprio entre o candidato Firmino Filho e esta empreiteira". 

Firmino Filho se disse aberto para a Justiça e o Ministério Público no que for preciso ser esclaredido. "Não tenho a menor dúvida de que a verdade irá prevalecer. De fato, é desagradável ter o nosso nome misturado com toda essa confusão. Mas isso vai servir para mostrar o prefeito que tem um comportamento digno e sério". 

O prefeito também esclareceu sobre a declaração de que a criação da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos de Teresina (Arsete) tenha se dado para pressionar a Agespisa. Firmino Filho disse que a agência foi criada no mandato de Sílvio Mendes e não foi fruto de pressão de empreiteiro. O gestor defende que a Arsete tem obrigações legais a serem exercidas e sua posição em relação a uma possível subdelegação dos serviços na capital para a iniciativa privada sempre foi a mesma e baseada na sua experiência com a administração pública. 

Crise econômica
Firmino Filho reiterou o momento de crise econômica e a necessidade de ajuste fiscal e controle de gastos no Município, com redução de 20% das despesas de custeio. O prefeito lembrou que a queda nos recursos caiu em R$ 120 milhões por ano, se comparado com três anos atrás. 

Nas contas do prefeito, com os cortes será possível em julho entrar em um patamar de investimentos que possa corresponder aos anseios da população. Além disso, o Município precisa ficar atento ao gasto com pessoal para não ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal. 

PPPs
A Prefeitura de Teresina continua a trabalhar para firmar parcerias público-privadas nas áreas de resíduos sólidos, estacionamentos e no estádio Lindolfo Monteiro, que deve receber novo placar eletrônico, já licitado, e sistema de iluminação doado por uma empresa. Mas as intervenções das próximas semanas são consideradas pontuais. 

"O que nós queremos é construir um novo modelo de gestão do Lindolfo. Vamos buscar parceiros que possam fazer essa gestão, fazer investimentos", declarou Firmino Filho. 

Melhorias no Centro
O prefeito ressaltou a importância de mudanças no Centro de Teresina. Para Firmino Filho, a cidade precisa de mais habitantes na região, que hoje conta com 12 mil moradores e perdeu outros 10 mil nos últimos anos. A ideia é que ao invés de crescer em direção aos seus limites, o Município possa avançar de volta para o Centro, onde já existem serviços que não precisarão ser construídos nas áreas hoje em expansão. 

com informações da TV Cidade Verde
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais