Cidadeverde.com

Papa viaja nesta sexta ao santuário de Fátima para canonização de irmãos pastores

Imprimir


Irmãos Francisco e Jacinta serão canonizados neste sábado (13) pelo Papa Francisco (Foto: Divulgação/Santuário de Fátima)

O papa Francisco viaja nesta sexta-feira (12), às 14h (horário local, 9h de Brasília) para o santuário de Fátima, em Portugal, onde permanecerá até sábado (13) para participar no centenário das aparições da Virgem aos pastorinhos e canonizar dois deles, os irmãos Jacinta e Francisco Marto.

O pontífice ficará poucas horas no santuário de Fátima e não haverá visitas oficiais a Lisboa, nem discursos com autoridades.

Na ocasião haverá uma oração, dois cumprimentos aos fiéis e uma homilia, que serão lidos em português pelo papa.

Francisco chegará a base aérea de Monte Real e lá mesmo terá um encontro privado com o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, onde acontecerá a tradicional troca de presentes.

Desta forma, Francisco será o terceiro pontífice em aterrissar nesta base lusa como seus antecessores Paulo VI e João Paulo II, em 1967 e 1991, respectivamente.

Além disso, na agenda do papa está incluída uma oração na capela da própria base, como também fez Paulo VI, no início de sua peregrinação em Portugal, em 1967, e onde deixará um presente e assinará o livro de honra.

Em seguida ele vai de helicóptero, em um voo de 20 minutos, ao estádio de futebol de Fátima e depois percorrerá cerca de três quilômetros no papamóvel "até chegar ao santuário".

Sua primeira parada será na capela, construída no local onde os três pastorinhos Jacinta, Francisco e Lucia testemunharam várias aparições da Virgem.

Lá ele será recepcionado por mil crianças, além de ser recebido pelo reitor do santuário, Carlos Cabecinhas, e depois, já em seu interior, terá um momento de recolhimento e depois pronunciará uma oração dedicada à Virgem e dará a bênção aos fiéis.

Por volta das 21h (horário local, 17h de Brasília) participará da celebração da bênção das velas e antes da oração do rosário dedicará algumas palavras aos fiéis, realizando seu segundo discurso.

Já no sábado, o pontífice argentino se reunirá em particular com o primeiro-ministro, António Costa, que irá visitá-lo na Casa de Nossa Senhora do Carmo, onde Francisco passará a noite, como fizeram seus antecessores quando visitaram Fátima.

Depois segue para a Basílica de Nossa Senhora do Rosário, onde fará uma oração no túmulo de Francisco e Jacinta, que morreram com 9 e 10 anos, respectivamente.

Além disso, Francisco celebrará uma missa no Santuário onde vai canonizar os dois irmãos, que se converterão nos primeiros meninos santos por terem feito um milagre e não por serem considerados mártires.

Após almoçar com bispos portugueses, retornará para o santuário em um último percurso no "papamóvel" entre os fiéis e depois segue para aeroporto de onde retornará a Roma, às 15h.


Fonte: G1 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais