Cidadeverde.com

MP-PI dá 30 dias para Prefeitura resolver falta de fisioterapeutas no HUT

Imprimir

Foi realizada, nessa sexta-feira (12), pelo Ministério Público do Piauí, audiência pública para tratar da falta de fisioterapeutas no Hospital de Urgências de Teresina (HUT). A reunião teve como finalidade resolver em conjunto os problemas ocasionados pela ausência de fisioterapeutas durante tratamento dos pacientes, que ocorreu devido à suspensão do convênio entre a Fundação Municipal de Saúde e faculdades particulares, que disponibilizavam profissionais como prestadores de serviço ao HUT.
 
De acordo com a promotora Karla Daniela, da 12ª Promotoria de Justiça, que conduziu a audiência, o MP-PI encaminhará recomendação ao secretário municipal de Saúde, Silvio Mendes, para resolver as irregularidades apresentadas no HUT em até 30 dias. Entre as recomendações, está a nomeação de novos fisioterapeutas que foram aprovados e classificados no último concurso público.
 
O presidente do Crefito14, Marcelino Martins, apresentou relatório sobre a situação do HUT, bem como o serviço de Fisioterapia e a quantidade de profissionais necessária para suprir a demanda em cada setor do hospital.
 
“A situação é de calamidade pública. Se os gestores responsáveis não resolverem, esse descaso será resolvido na Justiça, com as devidas responsabilidades cível e criminal. Pacientes podem vir a óbito em razão da falta de profissionais”, diz Marcelino.
 
Entre os presentes na audiência pública, estavam o diretor geral do HUT, Gilberto Albuquerque; a vice-presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Piauí (SINFITO-PI), Auriane Coutinho; a representante da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí (OAB-PI), Orlandina Lima; e o vereador Dr. Lázaro (PPS), como representante da comissão de saúde da Câmara Municipal de Teresina.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: MPHUT