Cidadeverde.com

Prefeitura e Caixa assinam acordos de PPP para resíduos sólidos e energia

Imprimir

Um compromisso de parcerias com diversos projetos na parte de resíduos sólidos, energia solar e estacionamentos envolvendo concessões foi assinado pela Prefeitura de Teresina e a Caixa Econômica Federal, na tarde desta sexta-feira (12). Participaram da reunião o prefeito Firmino Filho, o Secretário Municipal de Concessões e Parcerias (SEMCOP), Erick Elysio Amorim, o diretor executivo da Caixa, Antônio Gil Padilha, o superintendente da Caixa, Eliziomar Guimarães, e demais representantes da institutição e também da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN).
  
São diversos projetos na parte de resíduos sólidos, energia solar, estacionamentos. “Estão sendo realizados muitos estudos envolvendo concessões e parcerias. Empreendimentos que necessitam da assessoria técnica e financeira da Caixa. É preciso o apoio da Caixa para a execução dessas ações que melhorarão ainda mais a vida na nossa capital”, afirmou o prefeito. 
 
Há cerca de 10 dias atrás uma equipe da PMT foi à Brasília conversar com o presidente da Caixa sobre assuntos relacionados a PPP de Concessões e Parcerias. “É o primeiro município que a Caixa está assinando um memorando de entendimento e isso demonstra confiança nos projetos desenvolvidos em Teresina. Este memorando vai possibilitar que Caixa e Prefeitura trabalhem juntas a partir de agora nesses projetos”, disse o Secretário Erick Amorim. 
 
Durante o encontro, foi discutida a possibilidade de estudos para a construção do novo aeroporto de Teresina. Serão feitas análises e busca de soluções para esse plano, que depende do apoio Governo Federal.
  
Os projetos desenvolvidos na capital vêm dando certo e aumentando a credibilidade junto a instituições como Caixa e o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que publicou nesta semana o edital para contratação dos consultores do projeto de estudos sobre iluminação pública, elaborado em parceria com a Secretaria Municipal de Parcerias e Concessões. Teresina e Porto Alegre foram as primeiras capitais a darem início ao estudo, mais uma prova da confiança depositada no que está sendo executado na cidade.
  
O diretor executivo da Caixa, Antônio Gil Padilha, disse não ter dúvidas de que as parcerias darão certo e que os resultados positivos podem ser exemplo para outros municípios e garantiu o apoio da Caixa em todas as etapas necessárias. “A implantação de novos projetos de infraestrutura é uma ação estratégica indispensável à recuperação da economia nacional e a Caixa é reconhecida por possuir um corpo técnico altamente qualificado e com grande experiência em análise e acompanhamento de empreendimentos. Essa parceria da Caixa com o município de Teresina vai render bons frutos”, finalizou o diretor.

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais