Cidadeverde.com

Casa da Cultura recebe exposição 'Alistamento' nesta sexta-feira (19)

Imprimir

Iniciando os trabalhos do projeto Sesc Amazônia das Artes, a Casa da Cultura de Teresina recebe a exposição “Alistamento”, de Éder Oliveira, que traz um olhar artístico sobre jovens paraenses que se alistaram nas Forças Armadas. A abertura oficial acontece nesta sexta-feira (19), às 19h e a exposição fica aberta ao público até o final de junho na casa.

Pela primeira vez em Teresina, o artista acredita que o alistamento é um caminho que surge como opção de mudança de vida para muitos jovens naturais de cidades pequenas. “Tenho o militarismo desde criança em minha vida, uma relação direta com pessoas que serviram e também tinha pretensão de servir. Nessa exposição mostro o significado pessoal aliado com uma crítica social que precisa de atenção“, disse Éder.
 
Os rapazes retratados foram fotografados e entrevistados a respeito de temas como a identidade amazônica, militarismo e violência. As histórias fizeram parte do processo de investigação e construção dos trabalhos, incluindo óleo sobre tela, objetos, “site-specific’ (arte-ambiente) e videoretrato.
 
Ainda de acordo com Éder Oliveira, este é um projeto que resgata emoções na sociedade. “Em outros lugares que receberam a exposição, percebemos a emoção das pessoas. Elas observam o lugar do outro, repensam a imagem daquele jovem que optou entrar nas Forças Armadas, realmente se identificam com esse universo e isso é gratificante para mim, como artista”, disse.
 
A Casa da Cultura de Teresina fica localizada na Rua Rui Barbosa, 348, Centro. Para os interessados em visitar a casa, a entrada é franca e pode ser visitada das 08h às 17h.  


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais