Cidadeverde.com
Entretenimento

Nelson Nery relata andanças ao redor do mundo em 'Contos de Viagem'

Imprimir

Nelson Nery relata descobertas, histórias e roteiros desbravados em vários países. Foto: Roberta Aline

A Academia Piauiense de Letras dedica este sábado (20) para o lançamento de quatro obras, sendo três pertencentes à Coleção Século XXI: Contos de Viagem, de Nelson Nery Costa; Mediquês - "O falar nordestino, na consulta médica", de Gisleno Feitosa; Histórias de Évora, de Elmar Carvalho, todos da Coleção Século XXI.

 Em Contos de Viagem, o presidente da Academia, Nelson Nery costa, relata suas descobertas, histórias e roteiros desbravados em vários países por onde passou, motivado pela experiência que teve ao escrever para a revista De Repente.
 
"Voltei a escrever literatura na maturidade, pois me concentrei no estudo do Direito e da História do Piauí e, quando retornei à ficção, não superei minha fase anterior, mas me diverti muito. O Pedro Costa, que gosta de aboiar as pessoas, acabou me convencendo a escrever contos para a Revista De Repente, uma das publicações mais longevas e com maior sucesso na cultura piauiense. No retorno de uma viagem a Croácia, escrevi o conto Casamento em Zagreb, como uma brincadeira, mas acabei gostando do texto. Com o convite, passei a fazer os contos para a revista acima, durante vinte meses ininterruptos, escrevendo quase profissionalmente, de 2009 a 2011", explica.
 
Ele explica que se valeu do conto e da crônica para relatar seus passeios ao redor do mundo. "Não são propriamente contos, pois também são crônicas ao descreverem vários roteiros turísticos. Para mim, trata-se de contos-crônicas, juntando informações, descrições e reflexões típicas das crônicas, com uma breve e simples narrativa, matéria do conto. As informações e os dados históricos foram pesquisados, mas os lugares mencionados foram efetivamente visitados, apesar de algumas informaões poderem estar equivocadas ou desatualizadas", comenta.
 
Também será lançado neste sábado o livro Cordéis Gonzaguianos e A festa da Asa Branca - Uma História com pássaros cantados por Luís Gonzaga, escrito por Wilson Seraine, um verdadeiro apaixonado pela vida e pela obra do Rei do Baião.


 
A solenidade de lançamento acontecerá neste sábado (20), no auditório da Academia Piauiense de Letras, a partir das 10h.


Da redação
redacao@cidadeverde.com 

Imprimir