Cidadeverde.com

Crise de imigração da Europa ganha história com superpoderes

Imprimir

Um refugiado sírio é baleado pela polícia de fronteira mas, ao invés de morrer, descobre que consegue voar em "Jupiter's Moon", um filme sobre a crise de imigração da Europa que deixou a audiência do Festival Internacional de Cinema de Cannes perplexa.

O diretor Kornel Mundruczo, da Hungria, que adotou uma postura particularmente dura em relação à imigração, chamou "Jupiter's Moon" de "um filme político provocante" mas também "alegremente divertido".

"Definitivamente não é um filme que você consegue classificar facilmente --você precisa de tempo depois do filme para descobrir suas próprias respostas", disse Mundruczo em coletiva de imprensa nesta sexta-feira.

Concorrendo ao prêmio Palme d'Or, o título do filme é uma referência a uma das luas da órbita de Júpiter que se especula que abrigue vida. A lua é chamada de Europa, o lugar onde milhões de imigrantes estão tentando chegar.

Super sátira
"É um pássaro? É um avião? É uma sátira da paranoia antirrefugiados? É uma parábola religiosa de culpa e redenção? É um mito europeu artístico da origem de um super-herói?" escreveu Peter Bradshaw, do jornal "The Guardian", definindo "Jupiter's Moon" como um "filme confusamente ambicioso e muito longo com algumas ótimas imagens".

Críticos elogiaram os efeitos visuais do voo e as cenas espetaculares de perseguição, mas acharam o simbolismo desajeitado ou indecifrável. "Você vai acreditar que um homem pode voar no impressionantemente bem gravado thriller sobrenatural de imigrantes de Kornel Mundruczo, mas você pode não entender o que isso quer dizer", disse a crítica da revista "Variety". O festival acontece até o dia 28 de maio.


Fonte: G1 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais