Cidadeverde.com

Uespi realiza seu 1º sarau com proposta inédita na próxima semana

Imprimir

Com o tema “Canto de Poesia”, a Universidade Estadual do Piauí realizará o 1º Sarau da Uespi. O evento tem como intenção promover atividades culturais, recitais, poesias, músicas e homenagens em clima de diversão e informalidade, na quinta-feira, (25), às 16h, na Praça Francisca Trindade, no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina.

Em sua primeira edição, o evento surge com uma proposta inédita: realizar a transmissão ao vivo, com a intenção de fazer com que o público que não puder estar presente fisicamente, também participe e assista todas as atividades.

O sarau contará com a apresentação do músico e integrante do conjunto Batuque Elétrico, Ricardo Totte; do diretor musical e publicitário Lennon XP, e do poeta e compositor Thiago E, um dos fundadores da banda piauiense Validuaté. Além de levar ao público performances musicais, recitação de poesia, exibição de vídeos e fotografias.

O evento nasceu com a proposta de mostrar a pluralidade cultural da universidade e gerar uma oportunidade de valorizar a música e a leitura, em pequenos grupos e espaços, criando um clima de proximidade entre o público.

Nesse primeiro momento, o sarau está programado para ocorrer em quatro cidades: Parnaíba, Picos, Floriano e Teresina. A cada edição do evento, por ser realizado em espaços ao ar livre, as pessoas serão convidadas a recitar poesias que estarão expostas em árvores, além de conhecer o trabalho cultural do trio criador do evento, Maurício Júnior, Ricardo Totte e Lennon XP.

Durante o sarau, os visitantes vão se deparar com histórias contadas pelos músicos de bastidores, na qual apresentarão suas múltiplas formações e rearranjos. Para Machado Júnior, jornalista, compositor, publicitário e coordenador do projeto, a ideia é fomentar, no meio estudantil, um canal para compartilhar a cultura. “A ideia é fazer com que os estudantes e outros participantes se sintam à vontade para degustar a poesia por meio de uma articulação literária com os autores piauienses. A priori, o evento pretende estimular a leitura e também mostrar as produções”, garantiu o músico.

Na ocasião, também serão homenageados dois professores da Uespi, Feliciano Bezerra e Élio Ferreira, do curso de Letras/Português. Os dois se destacam na validação do conhecimento científico com produções artísticas, sociais e culturais em prol da instituição e que acarretam valores sem precedentes para o engrandecimento educacional dos graduandos e pós-graduandos.

Segundo Raimundo Dutra, pró-reitor de Extensão, Assuntos Comunitários e Acadêmicos da Uespi, a proposta também é levar o evento para outros campi. “Queremos criar um ambiente dentro da universidade que se possa fazer circular a produção cultural e criar um ambiente de expressão artística por meio das mais diversas formas de expressão culturais e colocar em evidência professores, alunos e técnicos que produzem música, poesia e arte”, enfatiza o pró-reitor.

O evento é gratuito e aberto à comunidade em geral.


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: sarauuespi