Cidadeverde.com

Microcefalia: profissionais do Ceir recebem capacitação para atendimento

Imprimir

Há um ano, foi implantada no Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) a Clínica de Microcefalia do Estado. Atualmente, o local atende 80 bebês diagnosticados com microcefalia relacionada ao Zika vírus.

Neste domingo (21), profissionais do Centro de Reabilitação receberam uma capacitação para o atendimento especializado aos bebês com microcefalia e também a crianças com paralisia cerebral.

O curso, ministrado por Valéria Cury, mestre em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal de Minas Gerais, contou com atendimentos a quatro crianças: duas com microcefalia e duas com paralisia cerebral, grupo que representa outros pacientes.

“Quando a gente tem a oportunidade de fazer situações em que o terapeuta vê o paciente, discute em equipe o caso específico, conseguimos usar os recursos da técnica e procedimentos terapêuticos de uma forma muito mais apropriada para as necessidades desse paciente e também para usarmos o mesmo processo em outros pacientes com casos similares”, explica a mestre Valéria Cury.

A capacitação reuniu fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais que atuam na reabilitação infantil do Ceir. “A Valéria Cury é uma das nossas referências e trouxe para a equipe uma reciclagem e olhar diferente sobre os pacientes que atendemos”, conta a fisioterapeuta neurofuncional Ana Patrícia Petillo, supervisora da reabilitação infantil do Centro.

Entre as crianças avaliadas pelos profissionais estava o Igor Gleison, de apenas 1 ano e 7 meses. “Ele está na Clínica de Microcefalia desde o início, quando começaram os atendimentos e tem respondido de forma positiva às estimulações feitas nas terapias”, comenta a mãe do bebê, Francilene Cruz.

O curso de capacitação encerra a programação de atividades realizadas pelo Ceir para atualizar e qualificar os profissionais sobre temáticas acerca da paralisia cerebral e microcefalia. 

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais