Cidadeverde.com

Hospital de Floriano conta com assistência em UTI Neonatal

Imprimir

Com 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal(UTIN), o Hospital Regional Tibério Nunes, em Floriano, reforça a assistência em alta complexidade, sendo ainda uma unidade que absorve os casos de bebês prematuros de toda aquela região. Em pleno funcionamento desde o início de maio, o Hospital já atendeu 13 recém-nascidos, com uma transferência para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina.

“Esse bebê transferido foi um caso cirúrgico, que será atendido na Maternidade. Os demais casos, os clínicos, o Hospital Tibério Nunes tem plena condições de assistência, tanto pela estrutura, como de equipamentos e de profissionais”, relata o diretor geral Paulo Bonfim. De acordo com ele, todos os pacientes também foram submetidos a exames mais complexos, como ecodopller cardiograma.  

O método Canguru também está em fase experimental na UTIN. “Estamos implantando o método Canguru na UTIN, que reforça os laços entre mãe e filho, tornando o tratamento mais humanizado e com uma resposta mais rápida também”, explica Bonfim.

Compondo o conjunto de ações da Rede Cegonha nos cuidados e assistência às gestantes e bebês no Estado, a Secretaria de Estado da Saúde estruturou o Hospital com os 10 leitos de UTI Neonatal para poder ofertar mais um serviço em alta complexidade.  Além dos cuidados aos recém-nascidos, ao lado do Hospital, está em fase de conclusão o Centro de Parto Normal(CPN) e a Casa da Gestante.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, “a oferta dessa assistência neonatal no sul do Estado irá diminuir o volume de atendimento da Maternidade Dona Evangelina Rosa, evitando deslocamentos em longa distâncias do interior para capital”.

A Maternidade Dona Evangelina Rosa, referência em alta complexidade no Estado, conta uma assistência neonatal comparada aos grandes centros do país. A unidade conta 20 leitos de UTIN, 17 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional(UNINCO) e mais 17 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Canguru(UNINCa). Em processo licitatório mais 10 leitos de UTIN, o que vai resultar em 64 leitos para aqueles bebês prematuros que necessitam de algum tipo de assistência especial.

Os atendimentos em Terapia Intensiva Neonatal também são ofertados no interior, além de Floriano. Em Parnaíba, no Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, conta com 10 leitos de UTIN. 

Além disso, estão em fase de conclusão mais 10 leitos no Hospital Regional Justino Luz, em Pico. Também para os hospitais de Piripiri e São Raimundo Nonato também estão sendo estruturados mais 10 leitos em cada unidade, de Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal(UCIN).  

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais