Cidadeverde.com

Teresina terá 100 ônibus com ar condicionado e adaptados às novas paradas de integração

Imprimir

O Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina (Setut)  informou que haverá o aumento da oferta de ônibus nos horários de pico, quando ocorre a saída e retorno dos trabalhadores e estudantes para casa. Além disso, o Setut também informou que até o final do ano Teresina contará com 100 novos veículos com ar condicionado e adaptados às novas paradas de integração para fazer o transporte de passageiros.

Na manhã de hoje uma reunião foi realizada entre o Setut e a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito juntamente com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro). 

Frota de ônibus e adaptações

Atualmente, Teresina conta com uma frota de 440 ônibus, sendo que a vida útil de um veículo tem cerca de 12 anos. Em 2017, pelo menos 60 ônibus devem ser trocados por novos enquanto outros estão sendo adaptados para ter cinco portas.  A adaptação acontece para que os ônibus sejam usados nos corredores exclusivos - no embarque e desembarque de passageiros - que é feito pelo lado esquerdo do carro. 

Mas, de acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piauí (Sintetro), é que a reforma acontece nas garagens das empresas - sem muito critério. Outra critica é a altura da plataforma. 

"O edital de licitação diz que a frota dos ônibus precisa ser renovada , mas o que a gente vê é que muitas empresas pegam um ônibus de outra que tirou de circulação e estão adaptando, cortando na própria garage, como se fossem engenheiros que projetaram o carro; causando riscos a população", comentou o presidente do sindicato, Fernando Feijão. 

Sobre a plataforma, o sindicalista declarou que "é uma coisa mal feita que ninguém entende o porquê do desnível, não está nivelado na altura da avenida como é nas outras cidades, corre um risco do ônibus cair e matar alguém".

O superintendente da Strans, Carlos Daniel, destacou que a situação da plataforma foi pensada nas pessoas com deficiência, além de facilitar a passagem dos demais passageiros.

"Vai evitar que se use o elevador para cadeirante porque já entra nivelado e todo passageiro que sobe a escada não vai  precisar mais porque ele já entra também nivelado.  Isso vai diminuir o tempo de embarque e desembarque , facilitando e evitando o tempo que os passageiros tem de ficar subindo e descendo escada", explicou.

Já o diretor administrativo do Setut Marcelino Lopes declarou que desconhece as adaptações que podem estar sendo feito em ônibus nas garagens das empresas.

"O próprio Contran só permite a adaptação na carroceria se for feito pelo próprio fabricante. Pode ser que tenha vindo algum representante de alguma fabricante nas empresas, mas eu desconheço.  O que tem sido feito é aquisição de novos ônibus com ar-condiconado. Esse ano nós vamos completar 100 ônibus com ar-condicionado em operação", explicou. 

Para os terminais serem usados é necessário que a frota dos ônibus esteja adaptado com portas do lado esquerdo. 


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais