Cidadeverde.com

Circuito MTB XCO reúne ciclistas em percurso travado; pernambucano é o campeão geral

Imprimir

O Sul do Estado temeu no final de semana com o primeiro circuito de mountain bike oficial, homologado pela Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC e pela Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, o Circuito MTB XCO Fazenda Linhares, realizada na cidade de Valença, a 210 km ao Sul de Teresina.

A organização, chefiada por Gentyl Linhares da The Holling, preparou um circuito de 6 km bastante técnico, cheio de desafios e em alguns pontos bastante travados, tanto que foi necessária uma rede de proteção em uma descida com uma curva de 90 graus, que durante a prova aconteceram sim alguns atropelos e quedas, mas nada grave. Os atletas tiveram todo o sábado (20) com os treinos livres e tempo antes das baterias no domingo (21) para darem as voltas de reconhecimento. Participaram 85 ciclistas.

A atleta da categoria elite, que vinha liderando o Campeonato Piauiense de Mountain Bike, Karine Frota, de Teresina, se machucou no treino livre e fraturou a clavícula; ela está fora das provas etapas do Estadual. Durante o circuito, alguns atletas tiveram quedas, com arranhões leves, nada que atrapalhasse o desenrolar das voltas no circuito e nada que desse trabalho para a equipe médica.

O grande campeão da prova geral e na categoria Elite foi o pernambucano de Santa Cruz do Capibaribe, Alberto Nunes Feitosa, o Beto Santa Cruz, de 35 anos, que venceu a última bateria, com mais de dois minutos de diferença (1h35min57s) para o segundo colocado, o piauiense Francisco Édio Neves de Sousa, com o tempo de (1h38min37s). O terceiro colocado no geral e da Elite foi o atleta de Altos, Lindomar Ferreira (1h40min11s).

“Eu larguei bem, consegui sair melhor que os demais e fiquei apenas administrando a prova inteira, tomando cuidado para não cair e não me desgastar tanto. Considerei a prova muito travada, um bom mountain bike, que também me favoreceu porque estou acostumado com esse tipo de dificuldade”, disse Beto Santa Cruz, que venceu esse ano o Brasil Ride 24 horas, em Botucatu, São Paulo e foi campeão brasileiro de maratona em 2015, no Picos Pro Race, em Picos – Piauí, na categoria Master A1, além de campeão pernambucano de maratona em 2009 e Copa Nordeste de Ciclismo de Estrada, em Aracaju, Pernambuco, esta que também é sua especialidade.

No feminino, destaque para a ciclista de Teresina Maria do Socorro Vasconcelos, que teve na sua cola a prova inteira a atleta de Picos, Simone Veras,que chegou com apenas um minuto de diferença. Em terceiro lugar ficou Vitória Silmara de Alencar, de Teresina, de apenas 17 anos, a mais jovem ciclista da competição.

O organizador Gentyl Linhares, que vem preparando a fazenda Linhares para vários tipos de eventos de esportes de aventura, inclusive realizará este ano etapa do Piauiense de Enduro Fim, no próximo dia 25 de junho, e etapa do Piauiense de Motocross, no dia 20 de agosto, disse que a prova aconteceu conforme o esperado e ficou satisfeito com a aprovação dos atletas, que além de receberem medalha de participação, a premiação teve troféus do 1º ao 5º colocados de cada categoria e um prêmio de R$ 10 mil, divididos entre os primeiros colocados. O Circuito MTB Fazenda Linhares teve como clube oficial o Teresina Bikers Club – TBC e em 2018 deve entrar para o calendário piauiense e até como ranking nacional.


RESULTADO CIRCUITO MTB XCO – FAZENDA LINHARES – 1ª EDIÇÃO


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais